Dom Vasconcelos divulga mensagem sobre sua visita “Ad Limina Apostolorum”

Dom Vasconcelos fará visita "Ad Limina Apostolorum" à Santa Sé Apostólica. Créditos: Diocese de Sobral

Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral e Presidente do Regional Nordeste 1, divulgou nesta sexta-feira, 06 de Maio de 2022, uma mensagem sua visita “Ad Limina Apostolorum”, que ocorrerá no período de 09 à 13 de Maio de 2022.

Eis a mensagem de nosso bispo diocesano:

Caríssimos sacerdotes, religiosos/as e fiéis leigos/as,

Apraz-me informar-vos que de 07 a 15 de maio estarei em Roma para fazer, juntamente com os meus irmãos Bispos do Ceará e do Piauí, a Visita ad limina apostolorum, à Sé santificada pelo martírio dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

A Visita ad limina é um ato que evidencia a relação de comunhão entre a Igreja local e a Igreja universal, à qual o Bispo de Roma preside na caridade em virtude do ministério petrino, que lhe foi confiado pelo Cristo Senhor.

No dia 11, terei a graça de presidir a Santa Missa na Basílica Romana de Santa Maria Maior, onde rezarei pelo clero, pelos religiosos/as e leigos/as da Diocese de Sobral.

No dia 12, justamente no dia do meu aniversário natalício, providencialmente, haverá um encontro pessoal e comunitário com o Papa Francisco, o ponto alto da visita, para o qual estou me preparando espiritualmente.

Para o encontro pessoal com o Papa Francisco não vou sozinho, pois, como vosso Bispo, levarei comigo, na mente e no coração, todos os diocesanos. Nesse encontro, manifestarei ao Papa a devoção, o carinho e a oração de todos os nossos diocesanos pelo Sucessor do Apóstolo Pedro e lhe pedirei que abençoe a nossa amada Diocese de Sobral.

Além disso, nós, Bispos, teremos encontros com os Prefeitos de algumas Congregações da Sé Apostólica. Em vista desses encontros, foi enviado a Roma um Relatório Geral sobre a situação da Diocese.

Por fim, no dia 15, participarei da missa em que o Papa Francisco presidirá a canonização de Carlos de Foucauld.

Sendo assim, desde já, peço-vos que me acompanheis com as vossas orações no cumprimento deste significativo acontecimento de graça e que participeis comigo dessa peregrinação à Roma.

Sobral-CE, 05 de maio de 2022.