Em estande na 60ª Assembleia Geral, Edições CNBB lança Bíblia scribere – A primeira Bíblia Católica de anotações do Brasil

Primeira Bíblia Scribere. Créditos: CNBB

A Editora Edições CNBB, entidade sem fins lucrativos, mantida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está presente com um estande na 60ª Assembleia Geral da CNBB (AG CNBB), que acontece de 19 a 28 de abril em Aparecida (SP). Entre os vários títulos, subsídios e documentos do catálogo da Editora, a AG CNBB foi o evento escolhido para um lançamento inédito: a primeira Bíblia Católica de anotações do Brasil, chamada “Bíblia Scribere”.

Estande da Edições CNBB na 60ª Assembleia Geral da CNBB. | Fotos: Karina Carvalho (Sul 2) – Equipe de Comunicação da 60ª AG CNBB.

Uma das principais publicações da Edições CNBB é a Bíblia Sagrada, tradução oficial para o uso em toda Igreja do Brasil. Essa nova Bíblia, chamada de Scribere, não é uma nova tradução, mas sim a mesma Bíblia em um novo formato. A palavra latina Scribere, significa escrever, sendo assim, significa que ela traz um espaço para que o leitor possa fazer suas anotações em cada página.

“Significa uma Bíblia de anotações. Nela, todos vão ter a oportunidade de poder, com a leitura do texto bíblico, fazer anotações nas laterais”, disse o diretor geral e editorial da Edições CNBB, monsenhor Jamil Alves de Souza. Segundo ele, essa publicação era um pedido recorrente das pessoas que participam das comunidades. “A Bíblia Scribere cumpre a função de oferecer a chance de olhar para o texto, ver o que ele diz e, em ato contínuo, ao lado da Bíblia, fazer uma anotação. Acreditamos que ela vai ser muito útil para todos aqueles que gostam de rezar e de anotar as moções de espírito ao fazer a leitura da Sagrada Escritura”.

Processo de produção da Bíblia Scribere

Todo o processo de aprovação e produção da Bíblia Scribere durou cerca de um ano. Após a verificação de que não existia nenhuma Bíblia Católica com esse formato de anotações e que havia um anseio por isso entre os católicos, a editora aprovou a sua produção. A partir de então, começou o processo da escolha do nome, da capa e do projeto gráfico.

Segundo o coordenador de Marketing na Edições CNBB, Wheverton Borges de Araújo, o processo de produção foi participativo. “A primeira etapa do processo foi a escolha da capa. Nossa equipe fez um total de seis capas e disponibilizou nas redes sociais para votações. Foram escolhidas as duas mais votadas. A partir de então, iniciou o processo de produção e desenvolvimento de um projeto gráfico”, disse ele.

Cada livro da Bíblia tem uma imagem personalizada, que fica disposta na lateral, a fim de ajudar o leitor no estudo, aprofundamento e oração do texto bíblico. Um projeto gráfico que trouxe alguns desafios. “O desafio foi desenvolver uma Bíblia com espaço para anotações, em um modelo que não ficasse tão largo e pesado. Tivemos que pensar desde a escolha do papel, que fosse propício para escrever, até um formato com um design leve e que preservasse os aspectos da Bíblia católica que a editora já dispõe”, explicou Wheverton.

Os primeiros 100 exemplares da Bíblia Scribere estão disponíveis na 60ª AG CNBB e a pré-venda está disponível no site das Edições CNBB. A partir do dia 2 de maio, a nova Bíblia estará disponível para venda nas livrarias.

A Edições CNBB

Criada em 14 de dezembro de 2005, a Editora Edições CNBB publica, divulga, vende e distribui documentos e subsídios da CNBB e da Igreja, úteis ao cumprimento de sua missão evangelizadora. As publicações apresentam-se sob a forma de livros, folhetos, revistas, CD-ROM e outros meios gráficos ou digitais incorporados pela tecnologia vigente.

Segundo monsenhor Jamil, a editora foi criada para amparar as comunidades de fé no uso daquilo que diz respeito à doutrina, à teologia, à liturgia, à Campanha da Fraternidade. “O objetivo da Edições CNBB é de proporcionar a toda a Igreja do Brasil uma experiência de fé com o uso dos meios gráficos disponíveis”, disse ele.

No vídeo abaixo, monsenhor Jamil fala sobre a Editora Edições CNBB e sobre o lançamento da Bíblia Scribere.

Por Karina Carvalho (Sul 2) – Comunicação da 60° AG CNBB