Encontro Formativo sobre Comunicação e Liturgia é realizado na Paróquia de São Manuel

Registro do Encontro Formativo sobre Comunicação e Liturgia. Créditos: Paróquia de São Manuel

Na manhã do último sábado, 14, a Paróquia de São Manuel promoveu um Encontro Formativo sobre Comunicação e Liturgia, que contou com a inscrição de mais de 90 pessoas. Dentre estes participantes, estavam: leitores, cantores, salmistas, comentaristas, coroinhas, ministros da palavra, ministros da Eucaristia e pasconeiros.

O evento que foi realizado no Auditório Dom Vasconcelos, teve a participação da Banda Municipal de Marco, que animou os participantes durante o processo de credenciamento. O momento foi iniciado com a palavra do Diácono Alex Teófilo, que conduziu uma oração e dirigiu palavras de estima pela realização do evento, enfatizando a importância de nos aprofundarmos um pouco neste tema tão importante, que é Comunicação e Liturgia. Posteriormente, o Ministério de Música Filhos de Sião realizou um momento oracional e louvor com os participantes do Encontro.

Seguindo a programação, o Palestrante Padre Lucione Queiroz trouxe o tema “Equipes de Liturgia: funções e modo de atuação”, onde explanou diversos aspectos que devem ser motivo de exploração por parte da Equipe Celebrativa, onde os induziu a realizarem momentos de estudo e ensaios que antecedem a Santa Missa, para que não aconteça nenhum tipo de “ruído” durante a celebração. Também frisou a necessidade de formar uma equipe litúrgica que realize retiros espirituais e momentos formativos, criando-se assim uma verdadeira pastoral.

Após este momento, realizou-se um pequeno intervalo para o lanche, que foi realizado nas dependências do Santuário Sagrado Coração de Jesus. Iniciando o segundo momento, o Padre Josivan Cruz trouxe o tema “Comunicação da Ação Evangelizadora”, onde citou diversas ações a serem tomadas por parte dos membros da PASCOM quanto da Pastoral Litúrgica, onde deve ser fortalecido os laços de união e respeito entre os mesmos, como também melhorar a comunicação entre todos. Enfatizou que o diálogo deve estar sempre presente na ação, para que tudo por fluir da melhor forma possível, fortalecendo os laços de fraternidade.

Finalizando o evento, foram dirigidas palavras de agradecimento a toda a equipe de organização, dando ênfase ao Pároco da Paróquia de São Manuel e Vigário Geral da Diocese de Sobral, o Rev.mo Monsenhor Nonato Timbó, pelo total apoio dado para realização deste encontro. Após os agradecimentos, o evento foi finalizado com a bênção conduzida pelo Padre Josivan Cruz. Também foi ofertado um Certificado de Participação, que foi assinado pelos Palestrantes, como pelo organizador do evento, o Monsenhor Nonato Timbó.