Depois da Confissão, os pecados são perdoados e o padre impõe uma penitência. Mas, e se eu me esquecer do que o sacerdote me pediu para fazer?
OCatecismo da Igreja Católica recorda que existem sacramentos de “cura” – que são a Reconciliação e a Unção dos Enfermos – porque Cristo, que é médico da alma e do corpo, nos deu uma nova vida nos sacramentos da iniciação cristã, a qual pode ser enfraquecida e até perdida por causa do pecado. Por essa razão, a Igreja continua a sua obra de cura e salvação através desses dois sacramentos.
Confissão e penitência
Depois de fazer um bom exame de consciência, a Confissão é feita em voz alta ao sacerdote, que é o ministro deste sacramento. Ele, depois de dar a absolvição ao penitente, perdoando os pecados em nome do Pai ,e do Filho, e do Espírito Santo, costuma estabelecer um trabalho ou oração de satisfação, ou seja, o confessor impõe ao penitente o cumprimento de certos atos de penitência para reparar os danos causados pelo pecado.
E se eu não me lembrar da penitência?
No entanto, pode ser que, por não ouvirmos bem ou por não cumprirmos imediatamente a penitência por algum outro motivo, nos esqueçamos do que o confessor nos impôs. O que é feito nesse caso?
O canonista José Luis Solís Rincón responde a essa pergunta para a Aleteia:
“Nesse caso, as pessoas naturalmente sabem que existe uma penitência, então quase sempre vão ao Santíssimo Sacramento e rezam alguma coisa. Agora, se conhecemos os nossos padres, já sabemos quem é que nos deixa um rosário ou um Pai-Nosso. Normalmente você vai esquecer alguma penitência. Então, reze uma Ave Maria ou um Pai Nosso e, na próxima vez que você for se confessar, diga ao padre que não se lembrou da penitência da sua última Confissão, o que você rezou e ele lhe dirá se você deverá acrescentar algo mais à nova penitência”.
O pecado foi grave
Sobre a gravidade do pecado e a penitência que deve ser cumprida, o bispo Víctor Alejandro Aguilar Ledesma afirma: “De acordo com o pecado há uma penitência. Se você roubou 100 mil, não tem que rezar só um Pai Nosso; você deve devolver o dinheiro. Se você quebrou um copo, tem que pagar por isso; se você falou mal de alguém, agora fale bem e ore por essa pessoa. Juntamente com a oração está a retribuição.”
Fonte: Aleteia