Farol 1817 e CNBB lançam curso online e gratuito com 6 módulos sobre a Campanha da Fraternidade 2025

Curso sobre CF 2025. Créditos: CNBB

O Farol 1817, em parceria com a CNBB, acaba de anunciar o lançamento do curso “Campanha da Fraternidade 2025”. A iniciativa, com metodologia 100% on-line, oferece uma abordagem pastoral e bíblica sobre a solidariedade, a justiça social e o cuidado com o próximo. Interessados já podem se inscrever pelo link: https://portal.farol1817.com.br/turma/campanha-da-fraternidade-2025/c-f2025.

A primeira aula do curso conta com a participação especial do Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB, oferecendo uma visão aprofundada e espiritual sobre o tema da Sinodalidade.

Durante a apresentação no Seminário Nacional das Campanhas da CNBB, o Padre Jean Poul, Secretário de Campanhas da CNBB, ressaltou a importância de conhecer mais a fundo a Campanha da Fraternidade. “Muitas coisas falsas têm sido ditas e divulgadas intencionalmente sobre a Campanha da Fraternidade, gerando animosidades e rejeições a este patrimônio pastoral e espiritual da Igreja no Brasil.

Ela é, reconhecidamente, uma das maiores iniciativas de Pastoral de Conjunto do Brasil e uma das maiores campanhas eclesiais do mundo. Por isso, é preciso conhecê-la. Ninguém ama aquilo que não conhece. Ninguém é capaz de colocar no crivo do discernimento sobre a verdade ou a mentira do que dizem aquilo que não conhece. É preciso vencer a ignorância pelo conhecimento de causa. O curso é uma ótima oportunidade para conhecer a proposta de conversão que a CF 2025 propõe a todos os cristãos e pessoas de boa vontade do Brasil, para a próxima quaresma”, esclarece o padre.

No vídeo abaixo, a gerente do Farol 1817, fala sobre o curso:

O conteúdo está estruturado em módulos como:

Fundamentos e Contexto – Já disponível
Reflexão e Análise da Crise Atual – 16 de Outubro
Relação com a Criação – 23 de Outubro
Educação e Justiça Socioambiental – 30 de Outubro
Economia e Compromisso Cristão – 14 de Novembro
Reflexão e Ação na Amazônia – 28 de Novembro
Bônus: Dimensões da Catequese Ecológica – 12 de Dezembro

Além disso, aulas bônus serão adicionadas em todos os módulos, com o objetivo de aprofundar temáticas específicas e fornecer uma compreensão ainda mais rica dos conteúdos abordados. Cada módulo será conduzido por especialistas nos assuntos, proporcionando amplo aprendizado.

Segundo Juliana Maria Fontoura Galline, gerente do Farol 1817, “A Igreja precisa de iniciativas voltadas para a Casa Comum, e o Farol 1817 está a serviço da Igreja, por isso em parceria com a CNBB criamos este curso, que vai abordar vários temas que perpassam os objetivos específicos e o objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2025. Ele é feito para todos que tenham interesse na temática da Ecologia Integral.”

A coordenadora do Farol 1817, Sofia Burakowski, acrescenta: “O curso foi pensado para que as pessoas possam obter conhecimento sobre vários temas que estão presentes na Campanha da Fraternidade 2025, além disso, traz atividades que podem auxiliar na criação e ampliação da consciência sobre esses temas. Os vídeos e atividades também podem ser usados para trabalhos em grupos, pastorais e catequese. A intenção é que a comunidade possa se beneficiar desse subsídio para entender e discutir a Ecologia Integral. Ainda sobre beneficiar a comunidade, o Farol 1817 está a serviço da Igreja, e isso quer dizer que estamos abertos e dispostos a participar e auxiliar na articulação de projetos que cheguem até nós e respondam as necessidades da Igreja e apelos do Papa Francisco.”

A iniciativa visa capacitar os participantes a vivenciarem de forma prática os valores do Evangelho, fortalecendo o compromisso com a transformação social, inspirados pelo tema central da Campanha da Fraternidade 2025.

Farol 1817: um espaço de esperança e formação

Criado em 2019 pela Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), o Farol 1817 é um portal educacional dedicado a oferecer formações relevantes para a Igreja e a comunidade Marista. A iniciativa tem como compromisso iluminar o caminho para o despertar da espiritualidade e da fraternidade, promovendo a transformação social e o cuidado com o próximo.

Com informações do Farol 1817

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *