Foi inaugurada as novas instalações do Seminário Propedêutico São José da Diocese de Sobral

Imagem: Facebook Seminário Propedêutico São José

No dia 25 de janeiro de 2021, à noite, Dia da Conversão de São Paulo foi inaugurado as Novas Instalações do Seminário Propedêutico dedicado a São José, no Bairro Betânia, em Sobral-CE. Dom Vasconcelos fez as bênçãos das novas instalações e no final celebrou a Santa Missa, concelebrada por padres representando as regiões da Diocese de Sobral.O seminário Propedêutico é o local para formação de novos padres. O novo equipamento se soma ao Seminário São João Paulo II e Imaculada Conceição, em Belo Horizonte, fortalecendo todo o processo de formação.Antes da celebração Eucarística, aconteceu vários momentos. No primeiro momento houve a oração com os seminaristas em capela dedicado a São José, presidida por Dom Vasconcelos, bispo de Sobral. Depois aconteceu o hasteamento das três bandeiras do Brasil, da Diocese e do Vaticano ao som do Hino Nacional, orquestrada pela Banda de Música do município de Santana. Em seguida, Dom Vasconcelos aspergiu e abençoou a imagem de São José. Dom Vasconcelos e o reitor do Seminário, Pe. Jocélio, descerraram a placa inaugural. Dom Vasconcelos percorreu todo o seminário aspergindo todos os cômodos.Segundo o reitor do Seminário, padre Jocélio, a inauguração é a realização de um grande sonho de dom Vasconcelos. De acordo com o reitor, o espaço é propício para os jovens estudarem e refletirem sobre a vocação religiosa e amadurecerem o chamado ao serviço ministerial.Dom Vasconcelos salientou que o seminário é o lugar onde se cultivam as sementes, as vocações. “Os sacerdotes são chamados por Deus para esse ministério. O ministério sacerdotal não é uma carreira, não é uma profissão, como as demais. É um chamado de Deus”.Foi utilizada todas as medidas de combate à transmissão do coronavírus (distanciamento social, uso de álcool em gel e uso de máscara durante todos os momentos).A cobertura via internet ficaram a cargos da Pascom Sagrado Coração de Jesus e do Sobral Online.

Texto escrito por Marcildo Brito

Fonte: Facebook Seminário Propedêutico São José – Diocese de Sobral-Ce