Dom José Tupinambá da Frota, nasceu em Sobral, 10 de setembro de 1882, filho de Manuel Artur da Frota e Raimundo Artemísia Rodrigues Lima. Fez os primeiros estudos em sua cidade e, aos 15 anos, foi para Salvador, matriculando-se no Seminário Episcopal. Em Roma, dois anos depois, ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, morando no Colégio Pio-Americano; em 1902 recebeu a láurea de Doutor em Filosofia e Teologia.
Em 1905 recebeu o diaconato (abril) e o. presbiterado (outubro), retornando ao Brasil em 1906. Ficou um ano como Professor do Seminário Maior do Ipiranga, em São Paulo; assumiu o vicariato de Sobral em 1908 e, em 1916, ao ser criado o Bispado da cidade, foi consagrado como seu primeiro Bispo, cargo que ocupou por 43 anos, realizando incomensurável trabalho apostólico, social e cultural. Dentre as obras de sua iniciativa, estão os Colégios Sobralense e Santana, o patronato Maria Imaculada, o Museu Diocesano e a Santa Casa de Misericórdia. Atuou no jornalismo e findou o jornal “Correio da Semana”,. Sócio correspondente da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Brasileiro de Genealogia, a cujos estudos era dado, realizou o levantamento genealógico das principais famílias de sua terra natal. Publicou uma História de Sobral e a biografia de seu pai, Traços Biográficos de Manuel Artur da Frota. Morreu em Sobral, 25 de setembro de 1959.
Unidos em oração elevemos nossas preces a Deus para que Dom José possa compartilhar a felicidade eterna e continuar a ser um ícone de empreendedorismo em favor do bem-estar do povo de sua Diocese de Sobral.
Desde 1941