Há 80 anos era nomeado o primeiro Pároco da Paróquia São Manuel: Mons. Apoliano

Em 31 de Dezembro de 1941, o então Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Tupinambá da Frota, nomeava o reverendíssimo Monsenhor Francisco Apoliano para assumir a Paróquia São Manuel.

Com seus 25 anos de idade e 2 anos de ordenação sacerdotal, o jovem Sacerdote tinha a missão de iniciar o processo de estruturação da recém criada Paróquia. Com seu entusiasmo e seu amor pela causa do reino de Deus, arregaçou as mangas e iniciou seus trabalhos Pastorais à partir do dia 06 de Janeiro de 1942, data de sua posse.

Dentre seus feitos, estão a construção da Casa Paroquial, construção do Cemitério São Roque, construção do Centro Pastoral Mater Dei (antigo Patronato) e construção do Salão Paroquial. Além de suas obras na Paróquia, também construiu uma barragem no Rio Acaraú, para que os moradores pudessem fazer sua viagens durante o período invernoso.

Também foi criador da Festa de Corpus Christi, sendo esta realizada no período de 10 dias, visando a preparação para o dia de Corpus Christi. Todos estes feitos ainda são notáveis até os dias atuais, onde deixou enraizada na Paróquia, o amor à Jesus Sacramentado e à Maria Santíssima.