Uma grande alegria acontecia há exatos 82 anos atrás na Paróquia de São Manuel, pois seu primeiro Pároco tomava posse na Igreja Matriz: Monsenhor Francisco Apoliano. A data de 06 de Janeiro de 1942 foi um verdadeiro “Marco” na história da recém criada Paróquia e marcava ali o início de um grande trabalho de evangelização que é realizado até os dias atuais.
Homem íntegro e bastante acessível, Monsenhor Apoliano conquistou grande popularidade entre seus paroquianos e cidadãos Marquenses. Seu trabalho pastoral ainda se reflete até hoje, onde muitos de seus feitos ainda se tornam realidade. Citando um de seus feitos, podemos recordar a construção do Cemitério São Roque, Salão Paroquial e Patronato Mater Dei. Também pode-se citar a festa de Corpus Christi, festejo este que foi organizado em preparação para a Solenidade do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo celebrado em 10 dias.
Ainda sobre seus feitos históricos, recorda-se a construção da primeira ponte sobre o Rio Acaraú, trabalho este que realizou em comunhão com os cidadãos Marquenses, obra esta que visava evitar os transtornos causados durante os períodos de cheia, que praticamente isolavam a cidade do acesso à via que interligava aos demais municípios e o transporte de alimentos para a população.
Muito se deve a este grande Sacerdote, que exerceu com maestria seu papel de pastor entre os Paroquianos de São Manuel.