Igreja de Roma expõe relíquia com sangue dos estigmas de Padre Pio

Imagem de arquivo do Padre Pio. Foto: Wikipedia - Domínio Público

Roma se prepara para celebrar a festa de são Pio de Pietrelcina na quinta-feira, 23 de setembro, na igreja de são Salvatore in Lauro, onde, a partir de hoje, a relíquia do sangue dos estigmas do santo pode ser venerada.

Trata-se de uma tradição consolidada há 20 anos. Milhares de fiéis pertencentes a 600 grupos de oração da região do Lácio e das associações de defesa civil se reunirão nesta histórica igreja do centro histórico de Roma, próxima à Praça Navona, para honrar o santo e pedir sua intercessão.

No interior do santuário lauretano serão expostas, nessa ocasião, as relíquias que se guardam ali, como o manto, as luvas, as ataduras e o sangue dos estigmas que, durante quarenta anos, marcaram o corpo de são Pio de Pietrelcina.

A programação da festa começou na segunda-feira, 20 de setembro, dia da estigmatização, com a exposição solene e a veneração da relíquia do sangue de são Pio.

No dia 22 de setembro, acontecerá a Vigília do Trânsito, que recorda a morte do santo. Será presidida pelo cardeal Mauro Piacenza, penitenciário maior.

No dia 23 de setembro, será celebrada a grande festa do santo, instituída por são João Paulo II no ano 2000.

O evento central da programação será na tarde do dia 23, com a bênção dos órgãos de defesa civil, que contará com a presença das autoridades civis e do chefe do Departamento de Defesa Civil.

Nos dias de celebração também acontece, desde 2004, a Festa da Defesa Civil, que tem com padroeiro são Pio de Pietrelcina.

missa solene na praça de são Salvatore in Lauro será presidida pelo cardeal Angelo Comastri, em 23 de setembro, às 18:00, hora de Roma.

Fonte: ACI Digital