Uma seleção para te ajudar escolher um nome cheio da luz de Deus para seu filho que vai chegar
Escolher um nome para o bebê que vai chegar não é tarefa difícil. Os pais sempre ficam em dúvida. Muitos querem um nome com significado especial. Melhor ainda quando o nome do bebê remete à religião, aos santos e – por que não – a Deus. Porém as opções são muitas, o que deixa os pais praticamente perdidos.
Abaixo, apresentamos uma pequena lista de nomes que derivam da raiz grega “theo”, que quer dizer “deus”, e do latim “deus”, bem como seus significados e uma referência a santos que tinham essa raiz em seus nomes. Temos certeza que um deles vai te agradar!
Clique na imagem abaixo para abrir a galeria.
Teófilo
Pode significar tanto “aquele que ama a Deus” quanto “aquele que é amado por Deus”. Existem vários santos com esse nome. Entre eles, dois bispos do século II: São Teófilo de Antioquia e São Teófilo, bispo de Cesareia. Este último escreveu uma epístola de grande utilidade contra aqueles que comemoravam a Páscoa juntamente no décimo-quarto dia do mês.
Teodoro
Significa “presente de Deus”. Muitos santos dos primeiros séculos do cristianismo tinham esse nome. O mais conhecido é um soldado romano que foi martirizado na Turquia, no século VI. Ele reunia multidões durante suas pregações. Foi perseguido, preso e decapitado.
Teófano
Origina-se do grego “theos”(Deus) e “phanos”(luminoso). São João Téofano Vénard foi um santo contemporâneo, missionário das Missões Estrangeiras de Paris. Depois de ordenado, partiu para o Vietnã do Norte. Exerceu o sacerdócio de forma clandestina por oito anos. Foi decapitado aos 31 anos de idade após ficar 60 dias encurvado em uma caixa de madeira. Foi canonizado por João Paulo II e está entre os 117 mártires do Vietnã.
Teótimo
Origina-se do grego “theos”(Deus) e “timé”(honra). Só existe um santo com este nome: São Teótimo, bispo de Tomis (atual Romênia) no século V. Foi um filósofo pagão que se converteu depois de ler os Evangelhos.
Deodato
Vem do latim “deus dedit”, que significa “dado por Deus”. São Deodato foi, por quarenta anos Padre em Roma, antes de suceder ao Papa Bonifácio IV a 19 de outubro de 615. Morreu em novembro do ano 618, amado e chorado pelos romanos que tiveram a oportunidade de apreciar seu bom coração, durante as grandes calamidades que se abateram sobre Roma nos seus três anos de Pontificado (terríveis epidemias e até um terremoto).
Fonte: Aleteia