Médicos especialistas já tinham informado à família que o feto sofria de uma doença óssea incurável
Abeatificação do padre Francisco Jordan, fundador da Sociedade do Divino Salvador, acontecerá no dia 15 de maio de 2021, na Basílica São João de Latrão, em Roma.
O evento será transmitido pela TV Aparecida às 5h30min, horário de Brasília e será presidido pelo Cardeal Angelo De Donatis, Vigário-Geral do Papa Francisco para a Diocese de Roma. Contará com a reduzida presença da Família Salvatoriana, devido a atual situação da pandemia, restrições e regulamentos.
O Milagre
O milagre que eleva o Padre Francisco Maria da Cruz Jordan à beatificação aconteceu no Brasil, na cidade de Jundiaí (SP), em 2014.
Um jovem casal, Fernando Ferreira da Silva e Gisele Cardoso Santos Silva, esperava seu primeiro bebê e após várias investigações, foi informado por médicos especialistas que o feto sofria de uma doença óssea incurável (displasia esquelética).
Sendo membros de um grupo de Leigos Salvatorianos, os pais começaram a rezar e pedir a intercessão do Venerável Servo de Deus, Pe. Jordan, convidando outros membros da Família Salvatoriana para se juntarem a eles.
A criança, Lívia Maria Ferreira Santos Silva, nasceu com plena saúde no dia 8 de setembro de 2014, dia do aniversário da morte de Padre Francisco Jordan.
Depois que os procedimentos canônicos exigidos foram concluídos com sucesso, o Santo Padre, Papa Francisco, declarou que esta cura milagrosa foi operada por Deus por intercessão de Pe. Francisco Jordan.
Sua vida e sua obra
Padre Francisco Maria da Cruz Jordan nasceu em Gürtweil, sul da Alemanha, aos 16 de junho de 1848 e faleceu em 8 de setembro de 1918, em Tafers, na Suíça.
Órfão de pai aos 14 anos, Jordan tem que abandonar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família. Jovem inquieto, corajoso e persistente, luta em busca de seu ideal.
Aos 21 anos de idade volta a estudar e com 26 anos inicia seus estudos universitários, e é ordenado sacerdote aos 21 de julho de 1878.
Em 1880 Padre Jordan passou vários meses na Terra Santa. Ali teve uma decisiva experiência de fé. Enquanto seu olhar vagava sobre a Terra Santa, vieram-lhe à mente as necessidades religiosas existentes em toda parte.
Mais profundamente do que nunca, penetraram em todo o seu ser as palavras da Escritura: “a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo” (Jo 17,3).
Padre Jordan, após um processo de profundo discernimento da vontade de Deus, funda em 8 de dezembro de 1881 a Sociedade do Divino Salvador – padres e irmãos. Em 8 de dezembro de 1888 funda a Congregação das Irmãs do Divino Salvador, juntamente com Thereza von Wüllenweber, hoje, Bem-aventurada Maria dos Apóstolos.
A participação do laicato, no projeto de Jordan, esteve desde o rebento, enquanto organização instituída, hoje é nomeada Comunidade Internacional do Divino Salvador. No Brasil, a Família Salvatoriana chegou desde 1896 com os salvatorianos e, em 1936, com as irmãs e o início dos grupos leigos deu-se em 1986.
Celebrações
Vamos nos unir em oração e gratidão pela vida de santidade do Padre Francisco Jordan, um homem de intensa vida de oração, de extraordinário zelo apostólico-missionário, de profunda vivência da pobreza evangélica e de inabalável confiança na Providência Divina.
Confira a programação completa da Festa da Beatificação:
15 de maio de 2021
TRANSMISSÃO AO VIVO PELA TV APARECIDA:
- 5h30 – Missa de Beatificação de Padre Francisco Jordan, na Basílica de São João de Latrão, em Roma.
- 18h – Missa em ação de graças na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Vila Arens, em Jundiaí/SP.
16 de maio de 2021
11h – Missa em ação de graças pelo novo Bem-aventurado, na Basílica de São Pedro, em Roma. Transmissão ao vivo no YouTube do Vatican News.
Fonte: Aleteia