Ele cita quatro passagens decisivas do Novo Testamento a este respeito
Ope. Allan Victor Almeida Marandola, via rede social, recordou que “o celibato é a norma apostólica” e que “sacerdotes casados são uma exceção, dada a fraqueza daqueles que não podem guardar a continência”. Não se trata, enfatiza ele, de “mera disciplina”.
Para ilustrá-lo, o padre recordou quatro passagens decisivas do Novo Testamento – manteremos os trechos que o padre destacou em maiúsculas:
“Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e HÁ EUNUCOS QUE A SI MESMOS SE FIZERAM EUNUCOS POR AMOR DO REINO DOS CÉUS. QUEM PUDER COMPREENDER, COMPREENDA” (Mt XIX, 12).
“Pois quereria que todos fossem como eu; mas cada um tem de Deus um dom particular: uns este, outros aquele. AOS SOLTEIROS E ÀS VIÚVAS, DIGO QUE LHES É BOM SE PERMANECEREM ASSIM, COMO EU. Mas, se não podem guardar a continência, casem-se. É melhor casar do que abrasar-se” (I Cor VII, 7ss).
“Quisera ver-vos livres de toda preocupação. O SOLTEIRO CUIDA DAS COISAS QUE SÃO DO SENHOR, DE COMO AGRADAR AO SENHOR. O CASADO PREOCUPA-SE COM AS COISAS DO MUNDO, PROCURANDO AGRADAR À SUA ESPOSA. A mesma diferença existe com a mulher solteira ou a virgem. Aquela que não é casada cuida das coisas do Senhor, para ser santa no corpo e no espírito; mas a casada cuida das coisas do mundo, procurando agradar ao marido. Digo isto para vosso proveito, não para vos estender um laço, mas PARA VOS ENSINAR O QUE MELHOR CONVÉM, O QUE VOS PODERÁ UNIR AO SENHOR SEM PARTILHA. Se alguém julga que é inconveniente para a sua filha ultrapassar a idade de casar-se e que é seu dever casá-la, faça-o como quiser: não há falta alguma em fazê-la casar-se. MAS AQUELE QUE, SEM NENHUM CONSTRANGIMENTO E COM PERFEITA LIBERDADE DE ESCOLHA, TIVER TOMADO NO SEU CORAÇÃO A DECISÃO DE GUARDAR A SUA FILHA VIRGEM, PROCEDE BEM. Em suma, aquele que casa a sua filha faz bem; E AQUELE QUE NÃO A CASA, FAZ AINDA MELHOR” (I Cor VII, 32-38).
“Cantavam como que um cântico novo diante do trono, diante dos quatro Animais e dos Anciãos. Ninguém podia aprender este cântico, a não ser aqueles cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra. ESTES SÃO OS QUE NÃO SE CONTAMINARAM COM MULHERES, POIS SÃO VIRGENS. SÃO ELES QUE ACOMPANHAM O CORDEIRO POR ONDE QUER QUE VÁ; FORAM RESGATADOS DENTRE OS HOMENS, COMO PRIMÍCIAS OFERECIDAS A DEUS E AO CORDEIRO” (Ap XIV, 3s).
Fonte: Aleteia