Todos os santos, até certo ponto, experimentaram grandes adversidades. O que eles faziam nessas situações? O que nós podemos fazer?
Avida não é fácil para nenhum de nós. Todos temos em comum o sofrimento, a aflição, as tristezas e as dificuldades. Mas também temos muitas coisas boas em comum: esperança, fé, força, alegria, nossa família.
Minha esposa costuma dizer que “a vida é como uma salada, tem de tudo”.
Não pense que escrevendo esses artigos para a Aleteia eu tenho mais facilidades na vida do que você. Pelo contrário, enfrento grandes dificuldades, assim como você e a maioria das pessoas.
A busca por Deus não nos isenta de passar por momentos difíceis. Seguimos o Filho de Deus, que crucificado, então não espere ser tratado melhor que Ele.
Sempre haverá dificuldades
Dificuldades e momentos difíceis nunca faltarão. É preciso encará-los, pois assim é a vida. É preciso aceitar, mas também lutar, confiar, perseverar, orar e levantar-se toda vez que você cair.
Se você é como eu, apaixonado pelas biografias dos grandes santos de nossa Igreja e lê seus livros e testemunhos, descobrirá neles fortes mal-entendidos, mesmo dentro da Igreja, como aconteceu com Padre Pio, que sofreu falsas acusações.
Todos os santos, até certo ponto, experimentaram grandes adversidades. O que eles faziam para superá-las?
- Eles eram humildes. Eu teria saído exclamando: “É uma injustiça”. E você? O que você teria feito?;
- Demonstravam obediência e fidelidade à Igreja;
- Eles nunca paravam de orar.
Alguém pode te ajudar
Tem dias que tudo dá errado. “Com você também, Cláudio?”, me perguntam. “Sim”, respondo honestamente.
Sinceramente, às vezes não sei como reagir diante das dificuldades da vida. No entanto, sei quem pode me ajudar.
No meu caso, costumo ir ao Tabernáculo e reclamar com Jesus. “Olha, Senhor, eu não sei como resolver isso, mas Tu sabes. Ajuda-me por favor”, peço.
E sempre acontece a mesma coisa: a solução chega da forma mais inesperada. A resposta geralmente não é de ontem para hoje. Às vezes leva tempo. É normal. Deus testa a nossa fé.
Ore, confie e nunca perca a esperança
Acabei de passar por uma situação difícil e tive que esperar quase dois meses de muitos esforços e tentativas frustradas de resolvê-la. E não foi com a minha força nem com o meu intelecto que consegui avançar, mas pela mão de Deus.
Vou lhe dizer a verdade: em mais de uma ocasião eu quis ficar chateado. Mas superei e elevei uma oração ao céu: “Faça-me humilde, Senhor”. E abandonei-me nas mãos amorosas e paternas de Deus.
E você? Está passando por alguma dificuldade? Alegre-se! Tudo ficará bem. Com Deus no meio, fazendo parte de nossas vidas, tudo dará certo.
Fonte: Aleteia