Oração do Papa pelo trabalho e os trabalhadores

Papa Francisco. Créditos: Pixabay

“Protegei os trabalhadores na sua dura existência quotidiana, defendendo-os do desânimo”

Em sua catequese de hoje, o Papa Francisco fez uma oração especial por todos os trabalhadores. O Papa disse: “é bom pensar que o próprio Jesus trabalhou e aprendeu esta arte com São José”.

“Hoje devemos perguntar-nos o que podemos fazer para recuperar o valor do trabalho; e que contribuição podemos, como Igreja, oferecer para que ele possa ser resgatado da lógica do mero lucro e possa ser experimentado como direito e dever fundamental da pessoa, que exprime e incrementa a sua dignidade, disse.

Por tudo isto – prosseguiu Francisco – “gostaria hoje de recitar convosco a oração que São Paulo VI elevou a São José a 1 de maio de 1969”:

Ó São José,
Padroeiro da Igreja
vós que, ao lado do Verbo encarnado
trabalhastes todos os dias para ganhar o pão
tirando d’Ele a força para viver e labutar;
vós que experimentastes a ansiedade do amanhã,
a amargura da pobreza, a precariedade do trabalho:
vós que irradiais hoje, o exemplo da vossa figura,
humilde perante os homens
mas grandíssima diante de Deus,
protegei os trabalhadores na sua dura existência quotidiana,
defendendo-os do desânimo
da revolta negadora,
bem como das tentações do hedonismo;
e preservai a paz no mundo,
aquela paz que, por si só, pode garantir o desenvolvimento dos povos. Amém.

Fonte: Aleteia