“A primeira não vê mistério em nada, já a segunda vê mistério em tudo”
Ope. Gabriel Vila Verde alertou contra duas correntes de pensamento perigosas para a fé. Ele as resumiu da seguinte forma em sua rede social:
“Entre os cristãos, podemos notar a presença de duas correntes de pensamento que são perigosas para a fé: uma é a visão racionalista das coisas, e a outra é o misticismo exagerado”.
E descreveu cada uma:
“A primeira não vê mistério em nada, já a segunda vê mistério em tudo! A primeira desconfia até dos milagres já confirmados pela Igreja; a segunda quer ver milagres até onde não convém.
O problema é que do racionalismo para o ateísmo existe apenas um degrau abaixo; e do misticismo para a loucura existe apenas um degrau acima. Para não descer nem subir, o certo mesmo é se manter numa fé pura e simples, que não corre atrás do sobrenatural a qualquer custo, mas também não é capaz de negar a ação de Deus na história”.
O pe. Gabriel finalizou exortando:
“É bom evitar a tentação de bancar o sabichão, ao ponto de querer explicar o inexplicável, mas também evitemos o perigo do fanatismo, que fecha nossos olhos para o óbvio e para a verdade que liberta!”.
Fonte: Aleteia