Por ocasião da Solenidade de Corpus Christi que se celebra no Vaticano nesta quinta-feira, 3 de junho, o Papa Francisco disse em sua conta de Twitter que “a Eucaristia, fonte de amor à vida da Igreja, é uma escola de caridade e solidariedade”.
Além disso, o Papa advertiu que “quem se alimenta do Pão de Cristo não pode ficar indiferente a quem não tem o pão de cada dia”.
Papa Francisco: a Eucaristia é fonte de amor à Igreja e escola de solidariedade
Anteriormente, na Audiência Geral da última quarta-feira, 2 de junho, o Papa expressou o desejo de que “o Corpo e o Sangue de Cristo” sejam “uma presença e um suporte no meio das dificuldades, um sublime consolo no sofrimento de cada dia e uma vestimenta da ressurreição eterna”.
Da mesma forma, o Santo Padre nos convidou a encontrar “na Eucaristia, mistério de amor e glória, aquela fonte de graça e luz que ilumina os caminhos da vida”.
Por último, o papa recordou que este mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, por isso aconselhou a pedir ao Senhor “que nos conceda um coração orante, cheio de confiança e audácia filial, bem como a graça de estarmos sempre unidos. a Ele e entre nós pela participação no sacramento do seu Corpo e Sangue”.
No Vaticano, o Corpus Christi é celebrado na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade. Enquanto em várias dioceses ao redor do mundo, é movido para o domingo após a Santíssima Trindade por uma questão pastoral.
A Solenidade de Corpus Christi foi instituída em 1246 pelo Bispo Roberto de Thorete por sugestão de santa Juliana de Mont Cornillon. Depois do milagre eucarístico de Bolsena, em meados do século XIII, o Papa Urbano IV estendeu esta celebração a toda a Igreja Universal em 1264 com a bula “Transiturus”, estabelecendo como data festiva a quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
Um dos hinos eucarísticos mais difundidos é o ” Adoro Te devote”, que foi composto por Santo Tomás de Aquino em 1264 a pedido do Papa Urbano IV.
Fonte: ACI Digital