O papa Francisco consagrará a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria na sexta-feira, 25 de março, durante uma celebração penitencial na basílica de São Pedro, no Vaticano, disse hoje o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Em nota, Bruni diz que “o mesmo ato, no mesmo dia, será feito” no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, pelo cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício, “como enviado do Santo Padre”.
A consagração da Rússia a seu Imaculado Coração foi um pedido feito por Maria durante suas aparições em Fátima, em 1917, meses antes da Revolução Russa, que instalou o comunismo no país.
Pedido dos bispos da Ucrânia
Em 2 de março, os bispos católicos de rito latino na Ucrânia pediram ao papa Francisco que consagre publicamente a Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria.
“Santo Padre! Nestas horas de incomensurável dor e terrível provação para o nosso povo, nós, cispos da Conferência Episcopal da Ucrânia, somos porta-vozes da frequente e sincera súplica, apoiada pelos nossos sacerdotes e pelas pessoas consagradas, que nos chega de todo o povo cristão, para que Vossa Santidade consagre a nossa Pátria e a Rússia”, escreveram em uma carta pública ao papa.
“Que a Mãe de Deus, Rainha da Paz, aceite nossa oração: Regina pacis, ora pro nobis (Rainha da Paz, rogai por nós)”, disse a conferência episcopal.
Antecedentes
Nossa Senhora de Fátima disse aos três pastorinhos em 1917 que “‘A Rússia se converterá’ e ‘no final, meu [Imaculado] Coração triunfará”.
Em 1984, o papa João Paulo II consagrou a Rússia e o mundo inteiro ao Imaculado Coração de Maria no Vaticano.
Há alguns anos, o então secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, disse que a Irmã Lúcia, a vidente de Fátima que viveu mais tempo, “confirmou pessoalmente que este ato solene e universal de consagração correspondia aos desejos de Nossa Senhora” de Fátima.
Após a consagração na praça de São Pedro em 1984, primeiro caiu o bloco soviético em 1989 e depois a União Soviética, como resultado de vários fatores sociais, políticos e econômicos.
Por fim, a conferência episcopal da Ucrânia também propôs uma oração atualizada de consagração ao Imaculado Coração de Maria, para ser rezada no final de cada Missa e em privado.
A seguir, a oração proposta pela conferência dos bispos da Ucrânia:
Amada Rainha e Mãe Nossa, Rainha do Santo Rosário, Auxílio dos Cristãos, Salvação do gênero humano, Virgem Vitoriosa, aqui nos prostramos humildemente diante de Vós, para que possas levar nossas orações sinceras a Deus Todo-Poderoso na Trindade.
Viemos com a plena confiança de que imploramos por misericórdia e proteção para nossa Pátria neste dramático tempo de guerra.
Mãe de Misericórdia, pedimos isto não por nossos méritos, com os quais não contamos, mas em vista da infinita bondade do Vosso Coração e do Sangue salvador de Cristo, Vosso Filho.
Que o sofrimento e os gritos de socorro de tantas pessoas cheguem até vós. Tenha piedade dos feridos e das vítimas dos bombardeios, dos órfãos e das viúvas, de todos aqueles que foram obrigados a deixar suas casas e buscar refúgio em lugares mais seguros.
Pedi misericórdia por aqueles que deram suas vidas defendendo seu próximo e nosso país.
Ó Mãe Imaculada, pedi a Deus a graça da conversão, e especialmente vos pedimos a conversão da Rússia e de todos aqueles que estão cegos pelo ódio ou pela sede de poder.
Rogai por nós, especialmente por aquelas graças que podem mudar os corações humanos em um instante, e que irão preparar e trazer uma paz tão cobiçada! Acima de tudo, dai-nos o dom da paz espiritual para que o Reino de Deus cresça em paz e harmonia.
Rainha da Paz, rogai por nós a graça da verdadeira reconciliação com Deus e uns com os outros, para que possamos dar-nos ajuda e apoio.
Trono de sabedoria, inspirai todos os governantes a tomarem decisões sábias e fortalecei os esforços daqueles que contribuem para o fim da guerra e da paz.
Rainha dos Apóstolos, rogai pelos nossos pastores o dom da fé firme e do zelo na administração dos Sacramentos, para que neste tempo estejamos todos unidos à mesa eucarística e em zelosa oração.
Curai os doentes, fortalecei todo o pessoal médico e voluntário que cuida dos doentes e feridos, pedi para eles força espiritual e física.
Sede curadora para os doentes, fortalecimento para os moribundos e ânimo para seus entes queridos.
Assim como a Igreja e toda a humanidade foram consagradas ao Coração de Vosso Divino Filho, e n’Ele esperamos tornar-nos fonte inesgotável de vitória e salvação para todos, assim nos consagramos para sempre a Vós e ao Vosso Imaculado Coração, nossa Mãe e Rainha.
Para que vosso amor e cuidado assegurem a vitória do Reino de Deus, e que nossa Ucrânia e todas as nações se reconciliem umas com as outras e com Deus, vos bendigam e glorifiquem.
Amém!