Você já recebeu alguma carta durante a sua vida? Agora imagine receber uma carta de nada menos que o Santo Padre! Pois é, essa alegria está sendo vivenciada pelo Pároco da Paróquia de São Manuel, o reverendíssimo Monsenhor Nonato Timbó.

No dia de hoje, 30 de Setembro de 2023, Monsenhor Nonato foi conferir suas correspondências como de costume e deparou-se com um envelope com remetente do Vaticano. Ao abrir a carta, viu que a correspondência foi lhe enviada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que foi assinada pelo Reverendíssimo Monsenhor Roberto Campisi, Assessor da Secretaria de Estado do Vaticano. Grande foi sua surpresa pela carta recebida e tão logo divulgou para seus parentes e amigos.

Confira a carta na íntegra:

Vaticano, 02 de agosto de 2023

Reverendo  Pároco,

Chegou ao destino desejado a sua carta, do passado mês de junho, dirigida ao Santo Padre para lhe testemunhar sentimentos de filial con­fiança e gratidão, acompanhados de bons propósitos de fidelidade à sua vocação sacerdotal.

O Papa Francisco, tendo apreciado os sentimentos que moti­varam a sua carta, confiou-me o encargo de vir manifestar o seu agra­decimento e de recordar ao Reverendo Mons. Raimundo Nonato aquilo que escreveu na Mensagem para o Dia Mundial das Vocações em 2020. “O Senhor sabe que uma  opção fundamental  de vida exige coragem. Ele conhece os interrogativos, as dúvidas e as dificuldades que agitam o barco do nosso coração e, por isso, nos tranquiliza: ‘Não tenhas medo! Eu estou contigo’ (…) desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, abrindo brechas no coração de todos os fiéis, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encon­trar a coragem de dizer ‘sim’, vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro”. Se estivermos verdadeiramente ena­morados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se incendiará de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. É isto que o Santo Padre lhe deseja, ao conceder-lhe a Bênção Apostólica, que estende de bom grado aos seus entes queridos e aos fiéis da Paróquia de São Miguel, pedindo também que não se esqueçam de rezar por ele.

Aproveito o ensejo para afirmar-lhe protestos de fraterna estima em Cristo Senhor.

Mons. Roberto Campisi

Monsenhor Nonato enviou uma carta no mês Junho, comunicando ao Santo Padre sobre a festa de São Manuel 2023, que terá como central “VOCAÇÃO: GRAÇA E MISSÃO”, onde iremos refletir sobre o Ano Vocacional Nacional, que foi promovido pela CNBB. Na carta enviada, também foi citado sobre o grande trabalho de evangelização dos Sacerdotes que passaram pela Paróquia de São Manuel e deixaram seu legado de contribuição pelas futuras vocações.

Atualmente, Monsenhor Nonato é Pároco de São Manuel, Vigário Episcopal da Região Vale do Acaraú e Chanceler da Cúria Diocesana da Diocese de Sobral.

2 thoughts on “Papa Francisco envia carta para Monsenhor Nonato Timbó e concede bênção apostólica para a Paróquia de São Manuel

1. Sinto-me muito gratificado por tão grande reconhecimento recebido por nosso extraordinário Pároco, que desde seu primeiro dia de pastoreio tem se dedicado com muito amor e determinação a seu objetivo maior que é encaminhar nossa comunidade ao Reino de Deus.
    Justo reconhecimento.
    PARABÉNS.

2. Parabéns querido Padre monsenhor Nonato Timbó. Deus abençoe a sua caminhada nesta Paróquia de são Manoel, bem como seu empenho, doação ao serviço da evangelização. Abençoe tbm sua vida, sua saúde, para não perder o vigor missionário.
    Grande benção o senhor e sua paróquia receberam vinda do Vaticano, o tão querido Papa Francisco. Parabéns.