Paróquia de São Manuel celebra seus 80 anos

A Paróquia de São Manuel celebrou na noite de ontem, 29 de dezembro, os seus 80 anos de história.

A noite de 29 de dezembro de 2021 foi marcada por várias homenagens à Paróquia de São Manuel, que celebrou seus 80 anos de fundação. Antes da Santa Missa, foi preparada uma cerimônia de homenagens, que contou com uma entrada solene do atual Pároco, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó de Paiva e do Vigário Paroquial, Padre Espedito Odilon Coelho, que foram acompanhados pela imagem do Santo Padroeiro, São Manuel.

Seguindo o rito das homenagens, foram preparados quadros com as fotos dos Párocos da Paróquia e foram escolhidos alguns Paroquianos, para contar a história de cada um deles. Para falar um pouco da história de Mons. Apoliano, foi-se convidada a Sra. Rosa Clóvis, que contou sobre o trabalho dele realizado na Paróquia, dando como exemplo, algumas obras que realizou durante seu Paroquiato, citando a construção do Centro Pastoral Mater Dei, Casa Paroquial, Salão Paroquial, Cemitério São Roque e uma barragem sobre o Rio Acaraú.

Após as consideração da Sra. Rosa Clóvis, ficou à cargo do Sr. Parsifal Neves falar sobre o 2° Pároco da Paróquia, Cônego Egberto. Durante seu discurso, citou o seu belo trabalho Pastoral e seu zelo para com a Igreja. Logo em seguida, o Vice-Prefeito José Leorne Neto, falou um pouco sobre o Padre Tupinambá. Após seu discurso, chegava o momento de falar sobre o maior benfeitor da Paróquia, Mons. Waldir Lopes de Castro. Para falar sobre sua história, foi convidada a Sra. Raimunda, que conviveu durante 32 anos de vida com o Saudoso Sacerdote e hoje Servo de Deus. Durante seu discurso, frisou o amor aos pobres e atenção para com os Paroquianos.

Em seguida, o Sr. Chico Monte falou um pouco sobre o 5° Pároco, Mons. Rômulo Rocha, filho da Paróquia de São Manuel. Seu discurso foi marcado por ressalvas ao trabalho realizado e exaltando o serviço de reestruturação da Paróquia, citando a construção de 18 Capelas, reforma do Santuário Sagrado Coração de Jesus, reforma da Igreja Matriz, reforma do Centro Pastoral Mater Dei e reforma do Salão Paroquial, salientando também seu comprometimento durante as festas do Padroeiro e Corpus Christi.

Para finalizar este momento, a Irmã Auxiliadora ficou com a missão de falar um pouco sobre a história do atual Pároco, Mons. Nonato Timbó. Durante seu discurso, citou suas qualidades e seu empenho para com as vocações Sacerdotais e religiosas, bem como seu esforço no incentivo às missões.

Após esta cerimônia, deu-se seguimento com a Celebração da Santa Missa, que foi celebrada por Mons. Nonato Timbó e concelebrada pelo Vigário Paroquial Padre Espedito, Padre Júlio, Padre Zenóbio e Padre Célio Roberto, estes dois últimos, filhos da Paróquia de São Manuel.