Paróquia de São Manuel celebrou os 80 anos de Fundação da Congregação Mariana

80 anos da Congregação Mariana de Marco. Créditos: PASCOM da Paróquia de São Manuel

Na manhã de ontem, 20 de Agosto de 2023, a Paróquia de São Manuel celebrou os 80 anos de fundação da Congregação Mariana. O dia de comemorações iniciou às 07h00 com a Celebração da Santa Missa, que foi presidida por Monsenhor Nonato Timbó, Pároco da Paróquia de São Manuel. Estiveram presentes as Congregações Marianas das cidades de Granja/CE e de Ubajara/CE. Houve também uma representação da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil.

Durante a Celebração da Santa Missa, Monsenhor Nonato Timbó citou a importância da Congregação Mariana na Igreja Católica, citando sua fundação que ocorreu em Roma/ITA, no ano de 1563. Frisou também o empenho do Reverendíssimo Monsenhor Francisco Apoliano (In Memoriam), em trazer esta associação de fiéis para a então recém criada Paróquia de São Manuel, ocorrido no ano de 1943.

Proclamação do Santo Evangelho por Monsenhor Nonato Timbó. Créditos: PASCOM da Paróquia de São Manuel

Após a reflexão, Monsenhor Nonato realizou a recepção de fitas dos Congregados Marianos, impondo-lhes a fita alusiva aos seus 80 anos de fundação e que irão utilizar em todas as Celebrações Eucarísticas em que estiverem presentes. Ao final da Missa, foi entregue um certificado comemorativo pelo Jubileu de Carvalho à todos os Congregados da Paróquia.

Posteriormente, os Congregados Marianos se direcionaram para o Centro Mariano, local onde recebe as reuniões mensais da Congregação Mariana. Lá houve a reunião como de costume e realizaram uma comemoração pelo aniversário de fundação.

A Paróquia de São Manuel parabeniza todos os Congregados Marianos e roga à Deus para que continuem firmes na missão que lhes foi confiada, levando sempre Nossa Senhora, a Mãe de Deus, à todos os locais de nossa cidade.

Lista das congregações Marianas que vieram comemorar conosco os 80 anos da Congregação Mariana de Marco:

Federação das Congregações Marianas do estado do Ceará:
-Berilo Costa de Pinheiro
-Regina Lúcia Ribeiro de Pinheiro
-Aluísio Pinheiro Lima
-Regina Pinheiro Lima
-Maria dos Santos Manso
-Maria Clara Manso
-Luiz Gomes da Silva

Congregação Mariana Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião de Adrianópolis – Granja-CE:
-Antônia Araújo Francelino
-Antônia Coutinho de Oliveira
-Edilsom Alves Rodrigues
-Euzanete Maria de Araújo
-João Batista da Silva
-Maria Áurea Araújo Pereira.

Congregação Mariana Imaculada Conceição e São José de Ubajara-CE:
-Elvis Fernandes Freire
-Maria José de Souza Lima
-Maria José de Azevedo Araújo
-Antônia Cunha Lima
-Jorge Luiz dos Santos Silva
-Maria Aparecida da Silva
-Sônia Maria Fernandes Pires
-Barbara Nely dos Santos Ribeiro Mendonça
-Lucilene Oliveira Pontes
-Ana Glaucia Pontes Menezes
-Raimunda Gomes de Oliveira