Pascom e a comunicação a serviço da ação evangelizadora da Igreja

Imagem Ilustrativa. Créditos: Pixabay

Como implantar a Pastoral da Comunicação na vida das paróquias e comunidades?

Para implantar a Pascom em uma paróquia, precisamos compreender a relevância da comunicação na Igreja e o seu principal objetivo.

A Pascom tem como objetivo anunciar a Palavra de Deus por meio dos instrumentos de comunicação, tendo como base seus quatro pilares: espiritualidade, formação, articulação e produção.

A Igreja reconhece a importância da comunicação, como nos mostra o número 202 do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que considera imprescindível a participação católica na promoção da cultura no âmbito da mídia, com atenção especial aos conteúdos religiosos.

Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação da Pascom Brasil, nos fala que:

“Ela favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado do testemunho”.

O texto ainda afirma que a Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser e estar em comunhão com toda a comunidade, cujo instrumento para exercer a missão é trabalhar por meio das mediações que podem proporcionar o fortalecimento dessa comunhão.

E chegamos a um ponto importante da nossa reflexão: quais os passos que devemos seguir para implantar a Pascom na vida paroquial e comunitária?

É o que veremos a seguir.

Desfazendo os mitos da Pastoral da Comunicação

Implantar a Pastoral da Comunicação pode ser um grande desafio, principalmente se os agentes não compreendem o verdadeiro significado da comunicação dentro da comunidade.

Então, vamos desfazer alguns “mitos” que envolvem a Pascom:

Nunca trabalhei com comunicação

Não há problema se você não trabalha na área de comunicação, o importante é ter o desejo de usar os recursos da comunicação para evangelizar. Lembre-se: Jesus não fez exigências para escolher seus Apóstolos.

Não preciso de Pascom porque na minha paróquia tem muitos idosos

Toda forma de comunicação, sejam elas folhetos, cartazes, mural pode ser articulada pelos agentes da Pascom, pois comunicar vai além da tecnologia e das redes sociais.

Não tenho tempo para formações ou momentos de oração

É comum que o acúmulo de atividades possa acabar fazendo com que a dinâmica da Pascom se torne mecanizada. Por isso, tenhamos cuidado: se não há espiritualidade e momentos de formação, a vida pastoral perde o sentido e a sua essência.

Não tenho como saber sobre os eventos da paróquia

A Pascom é responsável por articular as pastorais e movimentos da comunidade. Por isso, é preciso criar canais que liguem a Pascom e as pastorais para que possam ampliar a divulgação dos eventos e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de união entre todos.

Dicas práticas para implantar a Pascom

• Conheça a realidade local: converse com o pároco, os paroquianos e os coordenadores pastorais para entender a realidade da paróquia.

• Forme uma equipe: convide pessoas comprometidas e que tenham o desejo de evangelizar através dos meios de comunicação.

• Faça um planejamento estratégico: é preciso reunir a equipe para elaborar as atividades da Pascom, de acordo com a realidade da paróquia.

• Utilize múltiplas plataformas: diversifique os canais de comunicação, como o boletim paroquial, redes sociais, site da paróquia, entre outras ferramentas, pois permite levar a palavra de Deus para mais pessoas.

• Não se esqueça da vida de oração individual e comunitária: é fundamental cultivar a espiritualidade e a participação ativa na comunidade.

Mãos a obra!

Renan Dantas – Seminarista da Diocese de Juína, Jornalista e Fotografo profissional e Redator do GT de Produção da Pascom Brasil

Fonte: PASCOM Brasil