Os agentes da Pastoral da Comunicação em âmbito diocesano preparam-se para cumprir uma programação repleta de espiritualidade a cerca da vida e testemunho do beato Tiago Alberione, apóstolo da comunicação.
Fundador da Família Paulina, Tiago Alberione nasceu em 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália, de uma família de camponeses simples e laboriosos. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1907, com vinte e três anos de idade.
Impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos para, juntos, anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com os meios da comunicação social. Padres e irmãos Paulinos em 1914; Irmãs Paulinas em 1915; Discípulas do Divino Mestre em 1924; Irmãs Pastorinhas em 1938; e Irmãs Apostolinas em 1957. Fundou, também, os institutos seculares de Nossa Senhora da Anunciação e São Gabriel Arcanjo em 1958; os institutos Jesus Sacerdote e Sagrada Família em 1959; além da Associação dos Cooperadores Leigos em 1917. Hoje, os membros dessas fundações estão presentes em todos os continentes mostrando que é possível santificar-se e comunicar, a todas as pessoas, Jesus Cristo com os meios técnicos e eletrônicos.
Após a fundação dos dois primeiros ramos – Paulinos e Paulinas – a vida de Alberione fundiu se com suas obras nascentes. Acompanhava de perto a vida de seus filhos e filhas da Itália e do exterior com
numerosas e prolongadas viagens. Preocupava-se não só com fundações e organizações, mas principalmente com a formação e a vida religiosa de seus seguidores, apesar do conturbado contexto histórico em que viveu: duas grandes guerras, revolução industrial, conflagrações nacionalistas e sociais, emancipação dos operários e da mulher, além de crises institucionais na família e na Igreja. Padre Tiago Alberione, jamais esmoreceu, continuou firme na sua fé, acreditando que a obra que realizava era querida e abençoada por Deus. Com humildade e coragem, o fundador da Família Paulina, o profeta e o apóstolo de uma evangelização moderna, chegou ao fim de seus dias em 26 de novembro de 1971, aos oitenta e sete anos.
Dia 15 de janeiro, haverá uma Live Formativa para melhor conhecer a vida do Beato Tiago Alberione. O formador será o Padre Deivid Rodrigues, sacerdote paulino, e conta com a participação dos agentes de comunicação de toda esta igreja particular. Dia 26 de janeiro será a missa de acolhida da imagem e relíquia de 1º grau no Santuário do Sagrado Coração de Jesus em Marco. A peregrinação será nas quatro regiões episcopais, cúria diocesana e seminários. No dia 26 de fevereiro será entronizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição durante Santa Missa, onde lá ficará exposta para veneração.
Thais Helena – Redação / Jornal Correio da Semana
Fonte: Jornal Correio da Semana