Processo de beatificação de dom Hélder Câmara avança

Dom Hélder Câmara. Créditos: Wikipédia Commons

Portal de notícias do Vaticano divulgou oração pela beatificação do arcebispo brasileiro

Nascido em Fortaleza em 1909 e falecido em Recife em 1999, o arcebispo dom Hélder Câmara, de Olinda e Recife, foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1964, e, durante a ditadura civil-militar brasileira, se tornou conhecido como defensor dos diretos humanos no país. Na Igreja, foi muito ativo durante o Concílio Vaticano II e esteve entre os padres conciliares que assinaram o Pacto das Catacumbas, comprometendo-se com uma vida de pobreza e com a colegialidade na vida clerical.

Em 15 de novembro de 2022, por meio de decreto, a Santa Sé validando juridicamente o processo de beatificação do arcebispo, que também havia recebido autorização especial da mesma Santa Sé para ser ordenado sacerdote com apenas 22 anos de idade.

Nesta última sexta-feira, 7, o Dicastério para a Causa dos Santos nomeou o monsenhor espanhol Melchor José Sanchez de Toca y Alameda como relator da “positio” do processo de beatificação.

O termo em latim vem da expressão “positio super virtutibus“, ou “posição sobre as virtudes”. Trata-se, precisamente, de um resumo da documentação que já foi previamente enviada pela arquidiocese à Santa Sé a fim de demonstrar que o Servo de Deus praticou em grau heróico as virtudes teologais da fé, esperança e caridade e as virtudes cardeais da prudência, justiça, fortaleza e temperança, bem como as virtudes do estado clerical, ou seja, a pobreza, a castidade, a obediência e a humildade.

Por sua vez, o relator de uma “positio” é responsável por acompanhar a elaboração desse documento, que, no fim das contas, apresenta o Servo de Deus como modelo de santidade para todos os fiéis. A “positio” também registra o “summarium testium“, ou depoimentos de testemunhas, bem como, em casos como o de dom Hélder, a “summarium documentorum“, compêndio dos principais documentos que ele mesmo produziu.

Vatican News, portal de notícias do Vaticano, divulgou neste mês uma oração pela beatificação do arcebispo brasileiro, bem como pela do jovem bispo dom Vital (1844-1878), que, décadas antes de dom Hélder, também esteve à frente da diocese de Olinda.

Fonte: Aleteia