Quem responde de modo magistral é o santo pároco padroeiro de todos os padres
Quanto tempo devemos chegar antes da Missa? Embora não haja nenhuma norma da Igreja que estipule um tempo quantitativo específico tal como “meia hora” ou “quinze minutos”, a Igreja nos faz abundantes recomendações de tempo qualitativo.
Em essência, o tempo suficiente para entrarmos em recolhimento e viver com toda a plenitude o Santíssimo Sacrifício de Cristo, que na Missa nos entrega Seu Corpo e Sangue pela nossa redenção.
A este propósito, o pe. Wellington de Castro, da arquidiocese de Campo Grande, MS, recordou em sua rede social, por ocasião deste dia do padre, 4 de agosto, os breves, simples e profundos conselho do santo pároco padroeiro de todos os padres: São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, cuja festa litúrgica recai nessa mesma data.
Quanto tempo devemos chegar antes da Missa?
Eis os conselhos:
“Seria necessário sempre gastar pelo menos um quarto de hora preparando-se para ouvir a Missa com devoção.
Seria necessário chegar antes à Missa para ter tempo de rezar um rosário.
Seria necessário humilhar-se, de joelhos, perante o bom Deus, seguindo o exemplo do seu profundo aniquilamento no Sacramento da Eucaristia, e fazer o exame de consciência, pois, para assistir bem à Missa, é preciso estar em estado de graça.
Oh! Se tivéssemos fé, se entendêssemos o valor do Santo Sacrifício, demonstraríamos muito mais fervor em assistir à Missa!”
(São João Maria Vianney)
Fonte: Aleteia