Saiba como a imagem de São Manuel chegou até a cidade de Marco-CE

Imagem do Mártir São Manuel. Créditos: PASCOM da Paróquia de São Manuel

Segundo alguns, a santa imagem veio de Portugal, quando os primeiros colonizadores vinham rumo ao Brasil, em alto mar. A embarcação que os trazia esteve prestes a soçobar numa tempestade, e os navegantes em aflição fizeram uma promessa de que, se todos chegassem sãos e salvos, onde fixassem morada, erigiriam uma igrejinha para o santo protetor que eles vinham conduzindo. Conclui-se, então, que a devoção a São Manuel, tão presente em Marco, teve origem neste acontecimento.

Versão da cidade de Sobral

Pelos idos de 1793, Francisco Ferreira Fonteles Rios foi a Sobral assistir a umas pregações do Frei Vidal da Penha, talvez até confessar-se, em função da então carência de Padres na região. Lá chegando, ouviu a divulgação da vida do santo, e milagres de São Manuel. Resolveu adquiri-lo, então, oferecendo uma avultada espórtula de R$ 1.200$000 (Um conto e duzentos mil réis). Recebeu a imagem e consagrou-a em oratório de vidro, venerando-o em sua residência durante muitos anos, juntamente com os moradores da localidade.

Ainda há outra versão

Na seca de 1809, uma família de flagelados estava sapecando e comendo retalhos de couro cru no alpendre da casa de fazenda que era de Francisco Ferreira Fonteles Rios, onde hoje é encravada a cidade de Marco. Ao ver esta cena horripilante, o fazendeiro compadeceu-se. Volta a sua fazenda no Alto do Caixão e de lá trouxe uma cabra e farinha de mandioca para os famintos saciarem sua grande fome. Os retirantes iam a procura de auxílio que estava sendo distribuído na cidade de Acaraú, mandado pelo imperador.

Então a referida família totalmente grata, ofertou o santinho São Manuel ao seu benfeitor, que era conduzido na bagagem humilde que transportava.

Última versão

Ainda contam que Francisco Ferreira Fonteles Rios, genitor de Joaquim Ferreira Fonteles, estavam caçando quando caiu no fojo de Catetu, lá passando três dias sem poder sair.

Exausto, dentro do grande buraco, lembrou-se naquela grande aflição de São Manuel, que ele conhecia na casa da velha Bernarda, onde hospedava-se quando ia comprar rapaduras na Serra da Ibiapina.

Comprometeu-se ainda dentro do fojo que, sendo atendido, mandaria construir uma capelinha para o Santo protetor.

Milagrosamente conseguiu safar-se daquela prisão. Quando chegou em casa, foi um grande susto, pois seus familiares o consideravam-no morto pelas onças. A capela foi erguida e a fé em São Manuel cresceu e tornou-se uma das referências religiosas do município e da região.

Fonte: Livro “Breve história do Município de Marco”