A Santa Sé lançou hoje (28) a mascote do próximo ano santo jubilar da Igreja.
A mascote, chamado Luce — “luz” em italiano — tem como objetivo envolver um público mais jovem e guiar visitantes no ano santo.
O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, principal organizador do jubileu na Santa Sé, descreveu a mascote como parte do objetivo da Santa Sé de envolver-se com “a cultura pop tão amada pelos nossos jovens”.
A mascote vai estrear esta semana na Lucca Comics and Games, famosa convenção italiana relacionada a quadrinhos, videogames e fantasia, na qual o Dicastério para a Evangelização da Santa Sé vai sediar um espaço dedicado a “Luce e amigos”.
Será a primeira vez que um dicastério da Santa Sé participará de uma convenção de quadrinhos. Dom Fisichella disse esperar que a participação na convenção “permita falar com as gerações mais jovens sobre o tema da esperança, que é mais central do que nunca na mensagem evangélica”.
Vestida com uma capa de chuva amarela, botas manchadas de lama e uma cruz de peregrino, a missão de Luce é guiar jovens peregrinos em direção à esperança e à fé com seu fiel cão Santino ao seu lado. Conchas brilham em seus olhos, lembrando a concha de vieira do caminho de Santiago, um símbolo da jornada de peregrinação.
Ao falar hoje (28) no Vaticano ao lado de uma estatueta de plástico de Luce, dom Fisichella descreveu os olhos brilhantes de Luce como “um símbolo da esperança do coração”.
Luce, disse o prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, também será o rosto do pavilhão da Santa Sé na Expo 2025 em Osaka, Japão, onde representará o tema do pavilhão da Santa Sé, “A beleza traz esperança”, ao lado de “O sepultamento de Cristo”, de Caravaggio, uma pintura que será temporariamente emprestada pelos museus do Vaticano para a exposição.
O cofundador italiano da marca de cultura pop tokidoki, Simone Legno, desenhou Luce e seus “amigos peregrinos” — Fe, Xin e Sky, cada um vestido com capas de chuva coloridas.
A capa de chuva amarela de marinheiro de Luce faz referência à bandeira da Santa Sé e à jornada pelas tempestades da vida. As botas enlameadas da mascote representam uma jornada longa e difícil, enquanto seu cajado simboliza a peregrinação em direção à eternidade.
Legno, que admitiu um amor de longa data pela cultura pop japonesa, disse esperar que “Luce possa representar os sentimentos que ressoam nos corações das gerações mais jovens”.
“Sou extremamente grato ao Dicastério para a Evangelização por abrir suas portas também para a cultura pop”, disse Legno.
Um jubileu é um ano santo especial de graça e peregrinação na Igreja. Ele normalmente ocorre uma vez a cada 25 anos, embora o papa possa convocar anos jubilares extraordinários com mais frequência, como no caso do Jubileu da Misericórdia de 2016 ou do Ano da Fé de 2013.
A Santa Sé planejou uma série de eventos culturais para acompanhar a preparação para o ano do jubileu, incluindo um concerto no próximo domingo (3) da “Sinfonia nº 5” de Shostakovich e uma exposição de arte da pintura “Crucificação Branca” de Marc Chagall, que será emprestada pelo Instituto de Arte de Chicago, EUA, para ser exibida no Museo del Corso, em Roma, de 27 de novembro a 27 de janeiro.
O ano jubilar em si começará com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, na véspera de Natal deste ano.
Prevê-se que o evento receba cerca de 30 milhões de peregrinos em Roma até o término do Ano Santo em 6 de janeiro de 2026.
Fonte: ACI Digital