Ser Pascom no offline: quais as opções de atuação fora da internet?

Jovens Pasconeiros no MUTICOM 2022. Créditos: Paróquia de São Manuel

A comunicação paroquial não está restrita aos meios digitais. Ela pode e deve acontecer também fora da internet.

A Pascom ganhou destaque online pelas paróquias e dioceses de todo o Brasil, principalmente com o início da pandemia, atuando nas transmissões das missas, momentos de oração e também na administração das redes sociais. Em mundo onde a maior parte das pessoas estão conectadas, é necessário que as paróquias estejam presentes na internet para que consigam alcançar, com mais eficiência e rapidez, os fiéis frequentadores.

Mas, além da atuação nas redes e ferramentas online, quais são as opções que a Pascom tem no modo offline?

Ferramentas e mídias off-line paroquiais

Quando falamos em ferramentas offline, nos referimos às opções de mídias que estão fora da rede digital, como os jornais impressos, revistas impressas, rádio, entre outros. Elas são importantes para chegar ao público que não está conectado, como os idosos. Sendo uma pastoral transversal e que busca comunicar com as pessoas como são e onde estão, é importante incluir a todos. 

Confira algumas mídias e como utilizar cada uma:

Jornal Impresso

O jornal impresso já foi muito utilizado pelas paróquias, porém, com o surgimento das mídias online como sites e blogs, o mesmo deixou de ser uma opção na comunicação paroquial.

Como tudo é questão de ver a realidade e aceitação local, ainda é possível encontrar sua utilização, principalmente em dioceses e arquidioceses, como no caso da Arquidiocese de São Paulo com O São Paulo, no qual possui a versão impressa e também a digital.

A produção de um jornal impresso requer alguns procedimentos e também investimento financeiro, que pode sim ser resolvido através de espaços para publicidades de empresas parceiras das paróquias, além de doações.

Para produzir um jornal ou revista paroquial, é preciso:

  • Identificar qual é o público;
  • Definir o nome, periodicidade, formato e objetivo da publicação;
  • Marcar reuniões de pauta;
  • Distribuir as funções (revisor, repórter, diagramador e fotógrafo);
  •  Determinar prazos para que cada um cumpra sua função (entrega de matérias, diagramação, revisão e impressão);
  • Fazer uma boa distribuição.

Cabe ressaltar que é preciso analisar muito com o pároco, as pastorais e principalmente com os fiéis, se o jornal impresso é um meio de comunicação necessário e útil para a paróquia. Faça uma pesquisa de opinião com todos antes de implantar.

Jornal Mural / Painel de Avisos

O processo para produzir um jornal mural é mais simples, porém exige constante manutenção, ou seja, é preciso atualizá-lo periodicamente.

O jornal mural é formado por cartazes, textos, fotos e outros elementos que contribuem para o maior alcance dos fiéis frequentadores da paróquia e aqueles que a visitam.

Para uma melhor eficácia dessa mídia é preciso que o jornal mural esteja em um local estratégico e visível, no qual tenha passagem de pessoas para que sejam impactadas por essa ferramenta de comunicação.

Sua utilidade é muito ampla e pode:

  • Transmitir as notícias e informações semanais das paróquias;
  • Melhorar a integração comunitária;
  • Ter um espaço para a comunidade em geral divulgar seus projetos para os fiéis;
  • Despertar o interesse das pessoas em determinados temas.

Banner e faixas impressas

Os banners e faixas impressas são muito utilizadas para a divulgação dos eventos, festividades e datas litúrgicas especiais e sazonais, porém pode ser uma importante e simples ferramenta para a divulgação de mensagens e projetos pastorais como, por exemplo, a divulgação da campanha do Dízimo, inscrições para a catequese, crisma, entre outros.

A Pastoral da Comunicação pode atuar em parceria com as pastorais e elaborar a mensagem a ser transmitida além de medir sua eficácia, através de um QR Code, no qual abordaremos a seguir.

Materiais Impressos com QR Code

O QR Code é um código gráfico/barras que pode ser escaneado, usando a câmera dos celulares, no qual o mesmo decifra as informações e aciona uma ação no telefone como acessar uma página da internet. Muito utilizado em mídias impressas para direcionar as pessoas do offline para as mídias online.

Na paróquia é possível criar cartazes, faixas e banners com QRCode para a divulgação das seguintes ações:

  • Acessar um Google Forms para a inscrição na catequese e crisma;
  • Realizar uma doação ou devolver o dízimo;
  • Divulgar as redes sociais ou o site da paróquia;
  • Acessar uma pesquisa online paroquial para medir a eficácia da ação;
  • Divulgar o WhatsApp paroquial, entre outras ações.

Folders explicativos para as pastorais

Os folders explicativos podem apresentar as atividades paroquiais.

Muitas paróquias produzem folders sobre a Campanha do Dízimo, explicando o que significa, menções de passagens bíblicas e qual a sua importância para a Igreja.

Também podem ser elaborados folders sobre assuntos de utilidade pública, como vacinação ou outros temas de acordo com o período sazonal.

Outras atuações da Pascom offline

Planejamento de comunicação paroquial

O planejamento de comunicação paroquial deve ser realizado antes de quaisquer ações de comunicação, envolvendo o pároco e as pastorais com seus agentes. Nesse momento, a Pascom deve lembrar da mensagem do Papa Francisco, no 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais e “escutar com o ouvido do coração”, pois devemos filtrar as opiniões que virão e analisar cada pedido e necessidade de comunicação das pastorais.

Para o planejamento devemos:

  • Reunir as pastorais e ouvir cada agente;
  • Registrar todos os apontamentos e necessidades pastorais;
  • Analisar com o pároco todas as informações levantadas;
  • Criar o planejamento de comunicação paroquial;
  • Apresentar para as pastorais e, se possível, entregar um exemplar impresso para cada agente;
  • Realizar o planejamento;
  • Agradecer e dar feedbacks do andamento das ações.

Preparar documentos em PDF para a secretaria paroquial

Outra ação necessária no offline, no qual a Pascom pode ajudar na realização é a preparação de documentos, avisos e comunicados em PDF, para a utilização da secretaria paroquial.

Podem ser trabalhados e transformados em PDF:

  • Lista dos documentos necessários para os sacramentos;
  • Formulários de inscrição das pastorais;
  • Criação de timbrado personalizado da paróquia, preparado para a utilização paroquial, entre outros que a secretaria precisar.

Organizar encontros de formações presenciais das pastorais

A Pascom pode ajudar as pastorais também na organização das formações presenciais, desde o planejamento até a execução.

Duas pastorais, mencionadas no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que a Pastoral da Comunicação pode dar ênfase são a Liturgia e a Catequese:

Tal ação pastoral deve alimentar a vivência cristã dos fiéis. Sob esse ponto de vista, a formação cristã, que se realiza também pela Catequese, e a expressão da fé mediante a Liturgia merecem especial cuidado por parte dos pastores e da comunidade eclesial.

Nesse cenário é possível:

  • Criar treinamentos para novos leitores na missa;
  • Encontros de espiritualidade para os agentes das pastorais;
  • Treinamentos básicos de informática e outros aplicativos para as pastorais utilizarem em suas ações, entre outros.

A comunicação deve acontecer tanto no offline como no ambiente digital. Nesse contexto, sempre temos que ter em mente a nossa missão como pasconeiros e pasconeiras, que é utilizar as ferramentas disponíveis para realizar uma comunicação que crie pontes e aproxime toda a paróquia! Vamos lá?

Juliana Fontanari é Jornalista e agente da Pascom Brasil do GT Produção

Fonte: PASCOM Brasil

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