Aquele em que confiaste, com quem oraste e tantas vezes foste atendido, que era teu íntimo, teu irmão… apunhalou-te pelas costas
Sofrer a traição de alguém em quem confiávamos é devastador – mas o próprio Jesus sofreu essa experiência e tem muito a nos ensinar a esse respeito.
Via rede social, o pe. José Eduardo Oliveira escreveu uma meditação sobre esta dolorosa experiência, em forma de palavras de Jesus:
Sei que foste traído. Aquele em que confiaste, com quem oraste e tantas vezes foste atendido, que era teu íntimo, teu irmão… apunhalou-te pelas costas.
Custaste a acreditar que isso tinha acontecido! Pensavas que tal coisa era impossível, não querias crer em teus olhos e em teus ouvidos, até que tudo ficou demonstrado e tinha apenas um nome: traição!
Perdeste o chão, ficaste impressionado, o susto te paralisou, a tua mente ficou perturbada, estavas perplexo. Podes ainda lembrar da sensação de desmoronamento no teu psiquismo… Como era possível que ele te desse um beijo para logo te entregar? Não fazia lógica!
E caíste em ti mesmo; entendeste, enfim, que tal pessoa nunca foi quem tu pensavas ser… Foste enganado pelos teus sentimentos e agora a culpa te corrói. Havia sinais, mas a tua excessiva benevolência não te permitia chegar às conclusões. Vivias com um traidor! E agora já te culpas por não ter percebido aquilo que a tua bondade inculpada te impedia de perceber.
Quero que entendas que tudo isso é bênção. Fui eu que te permiti abrir os olhos e derrubei todas as máscaras, pois o meu cuidado para contigo não se omite quando é necessário revelar quem anda contigo, mas não quer o teu bem.
Queres a revelação? Aceitas sofrer a humilhação de descobrires onde estão os traidores? O discípulo não é maior que o Mestre, e tu também passarás por muitas experiências dolorosas, mas todas te conduzirão para uma verdade insofismável: não esperes do homem mais do que ele pode dar; precisas entender que somente eu não falho e que precisas apegar-te a mim, mais do que a qualquer outro.
Fonte: Aleteia