Saiba mais sobre o Método de São Luis Maria Grignion de Montfort
Dentre as inúmeras e maravilhosas opções de auxílio à nossa salvação oferecidas por Deus, está a devoção à Sua – e nossa – Mãe. Podemos amar, louvar e nos entregarmos a Maria por muitas maneiras, mas a mais excelente parece ser a que nos propõe São Luis Maria Grignion de Montfort, no seu clássico livro ‘Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem’.
De fato, falecendo ele em 1716, seu livro só foi descoberto em 1832, cumprindo-se profeticamente o que o santo escrevera:
“Vejo claramente, no futuro, animais frementes que se precipitam com furor para estraçalhar com os dentes diabólicos este pequeno escrito (…) ou para sepultá-lo, ao menos, no silêncio de um armário, a fim de que não veja a luz.”
Isto porque o diabo sabia muito bem quão seguro caminho de salvação é esta entrega a Maria, e quantas almas podem ser salvas através desta via.
Essencialmente, pode-se dizer que há duas premissas básicas no método de S. Luis: a vivência plena dos nossos votos batismais, como fundamento, e consegui-lo com o auxílio de Nossa Senhora, através desta consagração a Ela.
Viver o nosso batismo nada mais é do que nos tornarmos santos, pois neste sacramento ficamos isentos da mancha do Pecado Original e recebemos a vida do Espírito Santo na alma, de forma que, se não cometêssemos depois nenhum pecado, garantidamente iríamos para o Céu; mas nunca pecar é algo impossível, mesmo aos batizados, e até o arrependimento necessário fica impossível sem a ajuda da graça divina, que nos chega por Jesus.
Porém, Jesus só chegou a nós pelo “SIM”, verdadeiramente livre e definitivo, de Maria. Por isso, o livro de S. Luis começa com a afirmação doutrinária e teológica de que “Foi por intermédio da Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio Dela que Ele deve reinar no mundo”.
São Luis vai desenvolver a ideia de que o único caminho para chegar a Cristo é Maria, e de forma muito lógica, pois Deus mesmo quis que Jesus tivesse Maria como caminho único para chegar a nós.
Jesus e Maria são inseparáveis, e como nossos pecados nos impedem de estar diante de Deus ou com Ele, precisamos verdadeiramente da Mãe que interceda por nós diante do Filho, de modo a nos limpar, por um lado, e por Seus méritos maternos e de ser humano perfeito, pedir ao Pai que perdoe e acolha seus filhos.
A intercessão de Maria pode mais por um pecador do que todos os sacrifícios, do que todas as orações, do que qualquer outro esforço humano. Quantos pais nesta Terra, por intermédio das palavras das mães, não atenuam os castigos aos filhos, senão por eles, ao menos pelos rogos e méritos das mães? Quanto mais Deus, diante dos filhos cuidados e limpos por Sua própria Mãe!
Além do Tratado, é altamente recomendável a leitura preparatória de ‘O “Livro de Ouro” ao Alcance de Todos: uma Explicação Popular do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem de São Luis Maria Grignon de Montfort’, do Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz, que explica com clareza o método de Consagração a Maria proposto pelo santo.
O fiel assim consagrado tem um caminho de ouro para a sua salvação – e que há de mais importante do que ela?
Fonte: A12