5 coisas que você não sabia sobre a água benta: história, simbolismo e uso na Igreja

Imagem Ilustrativa. Créditos: Pixabay

Descubra a origem da água benta, seu simbolismo profundo e os benefícios espirituais que ela traz aos fiéis na Igreja

A água benta é um dos sacramentais mais conhecidos da Igreja Católica, carregada de significados e tradições antigas. Embora muitos a usem regularmente, poucas pessoas conhecem sua verdadeira origem e propósito. Vamos desvendar algumas curiosidades fascinantes sobre a água benta que você talvez não conheça.

1. Origem da Água Benta

A água benta tem suas raízes nos tempos de Jesus Cristo, que abençoou as águas. Posteriormente, o Papa São Alexandre I, pontífice de 121 a 132 d.C., introduziu a prática de adicionar sal à água, enquanto as orações eram recitadas pela Igreja. Na tradição judaica, usavam-se cinzas na água; São Clemente destacou que, sob a antiga lei, era usada a cinza, e sob a graça, usamos o sal.

2. Água Benta na Entrada das Igrejas

A presença da água benta na entrada das igrejas permite que os fiéis se persignem (façam o sinal da cruz na testa, nos lábios e no peito) ao entrar no templo, recebendo a bênção de Deus com o sinal da Cruz. Este gesto consagra nossos sentidos ao Senhor ao adentrarmos Sua casa, pedindo ao Espírito Santo que ilumine nossos corações e nos infunda santo temor, piedade, silêncio e reverência.

3. Introdução da Água Benta na Igreja

O uso da água benta é uma adaptação de uma cerimônia judaica em que, antes de orar, os judeus se lavavam pedindo a Deus que os purificasse. Os sacerdotes católicos abençoam a água, preservando este rito antigo, como uma lembrança dessa prática purificadora.

4. Simbolismo da Água Benta

A água benta simboliza o suor de Jesus Cristo no Horto das Oliveiras e o preciosíssimo sangue que molhou Seu rosto durante a agonia. Este simbolismo nos recorda do sacrifício de Cristo e da nossa própria necessidade de purificação espiritual.

5. Efeitos da Água Benta

Segundo a tradição, a água benta possui os seguintes efeitos:

• Afugenta o mal: Repele toda potestade demoníaca sobre pessoas e lugares.
  • Purificação espiritual: Apaga os pecados veniais.
  • Proteção: Afasta sombras, nuvens, fantasias e astúcias diabólicas.
  • Foco na oração: Reduz as distrações durante a oração.
  • Devoção aumentada: Nos dispõe, com a graça do Espírito Santo, a uma maior devoção.
  • Virtude divina: Infunde em nós a bênção divina para receber os sacramentos, administrá-los e celebrar os ofícios divinos de Deus.

A água benta é, portanto, um poderoso sacramental que nos ajuda a manter a proximidade com Deus e a nos proteger das influências malignas. Você tem mais alguma informação ou experiência com a água benta?

Fonte: ChurchPOP