O Papa, saudando os fiéis presentes na Praça de São Pedro para o Angelus neste dia de Solenidade de Todos os Santos, recordou os conflitos que estão ensanguentando o mundo e pediu que rezem por aqueles que sofrem. Francisco também lembrou que nesta quinta-feira, 2 de novembro, por ocasião da celebração dos falecidos, vai celebrar missa no Cemitério de Guerra de Roma, do bairro Testaccio.
O Papa, nas saudações após o Angelus desta quarta-feira (01), volta a falar sobre as guerras que afligem o mundo de hoje, pedindo que não parem de rezar pelos povos que estão vivendo esses conflitos.
“E continuemos a rezar pelos povos que sofrem com as guerras de hoje. Não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, não nos esqueçamos da Palestina, não nos esqueçamos de Israel, não nos esqueçamos de tantas outras regiões onde a guerra ainda é muito forte.”
Francisco, dirigindo-se à multidão presente na Praça São Pedro, também saudou e agradeceu aos grupos de peregrinos presentes, entre eles os participantes da tradicional Corrida dos Santos promovida pela Fundação Missões Dom Bosco “para viver em uma dimensão de festa popular” a Solenidade de Todos os Santos. A corrida, que já está em sua 15ª edição, contou com a passagem dos participantes pelo centro de Roma.
A missa no Dia de Finados
O Papa então se despediu, lembrando que nesta quinta-feira (2), em memória aos fiéis falecidos, vai celebrar uma missa no Cemitério de Guerra de Roma, conhecido também como Cemitério Inglês. Todos os anos, Francisco escolhe um lugar simbólico de dor e de recordação para a data do Dia de Finados. A celebração começa às 10h na Itália, 6h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News, com comentários em português, direto do cemitério que acolhe aqueles que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.
Por Francesca Sabatinelli e Andressa Collet – Vatican News
Fonte: Vatican News