A busca pela santidade

Coluna de Novembro. Créditos: Paróquia de São Manuel

Sabemos que, no dia 1° de novembro, é celebrado o dia de todos os Santos, mas no Brasil, por questões pastorais, a fim de que um maior número de pessoas possa celebrar tão importante solenidade, a celebração é transferida para o domingo seguinte. Diante da incontável multidão de santos que temos, podemos nos perguntar: como ser santo? Essa pode ser umas das perguntas mais proferidas por tantas pessoas no cotidiano. Será que podemos ser santos em meio a uma sociedade tão egoísta e, ao mesmo tempo, tão distante de Deus? A resposta pode até ser difícil, mas é necessário dizer: sim, é possível! A busca pela santidade começa em meio a todos esses desafios da sociedade.

Assim, além de celebrar a solenidade de todos os santos nesse primeiro domingo de novembro, a Igreja também celebra, no dia 02, a memória dos fiéis defuntos. A Igreja, em sua sabedoria, através dessas duas realidades, ajuda-nos a recordar um pouco nossa caminhada finita neste mundo, não somente para os cristão, mas para todas as pessoas. Queremos ser santos, porém, temos medo da morte. Queremos viver plenamente com Deus, no entanto, não conseguimos pensar na morte. Refletir a nossa finitude é lembrar que o nosso bom Deus nos criou para Ele, e para Ele devemos voltar.

Papa Francisco recorda que o caminho da santidade deve passar pelo que o Evangelho de Mateus propõe nas Bem-Aventuranças. Em sua reflexão, o Santo Padre nos diz que a busca da santidade não é somente um programa de vida em que nos esforçamos através de renúncias, mas vai muito além. É saber que somos filhos amados de Deus, escolhidos e amados por Ele. Sabendo de tudo isso, a busca pela santidade passa pela alegria de ser totalmente de Deus, e querer ser santo é decidir-se por Cristo todos os dias.

Não imaginemos que santos são somente aqueles que estão em nossos altares. Temos muitos santos anônimos, como lembra o papa . Santos todos nós devemos ser, pois é graça e missão que recebemos em nosso batismo. É a meta a qual não devemos tirar nosso desejo de alcançar. Santos são também as pessoas que todos os dias estão lutando para serem bons pais de família, são mães que fazem de tudo para educarem seus filhos, são jovens que buscam cada dia mais a vivência da castidade, são nossos idosos que rezam para que o mundo seja mais justo, são todos aqueles que estão morrendo inocentemente por causa da guerra e da maldade humana. Sim, temos todos os tipos de santos e santas em nosso meio.

Que possamos buscar a santidade olhando para o exemplo de Jesus Cristo que, por muitas vezes, se fez um entre aqueles esquecidos e marginalizados, que soube acolher a todos que dele se aproximavam. Não dá para sermos santos olhando somente para o céu e esquecendo as realidades aqui na terra. Nossa santidade é completa quando, a partir do olhar de Deus, vemos o irmão que sofre e que necessita da nossa ajuda, quando consiguimos ver Cristo nas pessoas, por mais difícil que isso possa parecer.

“Sede santos, porque o vosso Pai do céu é Santo” (Mt 5,48).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *