CNBB divulga edital de concurso para escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade 2025

Edital Campanha da Fraternidade 2024. Créditos: CNBB

Está aberto o concurso para a escolha do cartaz da Campanha da Fraternidade (CF) 2025. No próximo ano, será refletido o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). As propostas poderão ser enviadas até o dia 29 de maio e a escolha do cartaz vencedor será feita na reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 18 de junho.

No próximo ano, a CF vai abordar a temática ambiental mais uma vez, mas de uma forma nova, como Ecologia Integral. No edital, é destacado que esse conceito é caro ao Papa Francisco e importante no seu projeto de um novo humanismo integral e solidário.

Critérios para elaboração

O edital para a escolha do cartaz da CF 2025 define os critérios para a elaboração da identidade visual da próxima CF. Além da arte, deverá conter no cartaz os dizeres do tema e lema, dando ênfase à passagem bíblica.

“A elaboração do cartaz deve primar pela técnica e criatividade, mas, acima de tudo, pela inspiração e meditação que o lema e o tema podem trazer”, orienta a CNBB.

Os artistas são motivados a pensar numa arte com boa resolução, que possa ter suas partes destacadas, isoladas para serem aplicadas também em adesivos, camisetas, bonés, mochilas e peças digitais. As peças poderão ser ilustradas com fotos, desenhos, colagens, montagens, pinturas, imagens geradas por Inteligência Artificial ou outras formas.

Quanto ao uso de imagens ou criações de terceiros e sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA), o edital orienta que as criações devem ser apresentadas acompanhadas das respectivas autorizações e cessão de direitos, e detalhamento do uso da ferramenta de IA.

Prazos e escolha

Os concorrentes poderão enviar sua proposta para o cartaz junto com a ficha de inscrição à CNBB até o dia 29 de maio de 2024. O envio deve ser feito exclusivamente no e-mail indicado no edital. Durante o processo de escolha, não haverá identificação do autor da obra, favorecendo a impessoalidade da seleção.

A primeira etapa de julgamento será feita por um júri técnico, constituído pela Secretaria Executiva de Campanhas da CNBB em parceria com a Comissão Episcopal para a Comunicação e a Assessoria de Comunicação da Conferência. Na sequência, serão indicados ao Conselho Permanente três finalistas. A escolha final será no dia 18 de junho.

O edital informa que o Conselho Permanente “procederá de forma soberana à escolha do Cartaz, tendo liberdade para sugerir as modificações que achar necessárias para o bem pastoral da mensagem da Campanha da Fraternidade e podendo, inclusive, rejeitar todos os concorrentes”.

O anúncio da obra vencedora será feito em publicação no Portal CNBB e nas redes sociais, após o Conselho Permanente.

Premiação

A Secretaria de Campanhas informa que a premiação consiste na própria escolha e divulgação do cartaz e do seu respectivo autor. Não será concedida qualquer espécie de prêmio em dinhero ou qualquer remuneração em razão do uso da obra, incluindo os direitos autorais. O autor do cartaz escolhido será agraciado com o Manual, com os subsídios da CF 2025 e uma Bíblia Sagrada, além de ter o nome em todos os materiais impressos.

Confira o edital na íntegra e participe. 

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *