Papa Francisco nomeia leigo brasileiro como secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Gleison de Paula Souza com o papa Francisco em 2014 / Congregação Dom Orione

O papa Francisco nomeou o brasileiro Gleison de Paula Souza como secretário do Dicastério para os Leigos a Família e a Vida. Aos 38 anos, casado, pai de dois filhos ele se torna o mais jovem secretário de um dicastério romano. O mineiro Paula Souza conheceu o papa em 2014, quando era membro da Congregação da Pequena Obra da Divina Misericórdia.

Paula souza nasceu em 14 de maio de 1984, em Minas Gerais, mas mora na Itália e é professor de Religião Católica no Liceu Científico e Linguístico A Vallone State, em Galatina, Itália.

Formou-se em Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, em 2015. Tem mestrado em Ciências Filosóficas na Universidade de Salento, em Lecce. De 2005 a 2016, foi membro da Congregação fundada por Dom Orione.

Quando Gleison estava cursando seu segundo ano de Teologia em Roma em 2014, ele escreveu uma carta ao papa Francisco. Segundo Gleison, na carta ele abriu o coração sobre sua crise no caminho de se tornar padre.

Depois de ler a carta, o papa Francisco telefonou para ele e o convidou a participar da missa na casa Santa Marta.

“Sua palavra era um convite contínuo à misericórdia do Senhor. Perguntei se podia me confessar. Ele aceitou e eu abri meu coração para ele. Ele ficou calado, me deu liberdade para refletir e me disse que estava comigo”, disse Gleison em 2014.

Durante a conversa, o papa Francisco falou com ele sobre sua carta e comentou alguns pontos em que o novo secretário lhe falou sobre seus sentimentos e situações pessoais em relação ao seu caminho vocacional.

O efeito de Praedicate Evangelium

Gleison de Paula Souza substitui o padre brasileiro Alexandre Awi Mello, padre schoenstattiano que completou seu mandato de cinco anos e desde agosto é superior de sua congregação.

Com a nomeação do novo secretário, o papa Francisco põe em prática dois aspectos da nova constituição apostólica Praedicate Evangelium.

Por um lado, a manutenção dos padres nos cargos da Cúria por no máximo dois mandatos de cinco anos, e a inclusão de leigos em altos cargos.

Fonte: ACI Digital