Romaria Nacional de Catequistas, em Aparecida (SP): Segundo lote de inscrições vai até o dia 30 de Março

Romaria dos Catequistas. Créditos: CNBB

O Diretório para a Catequese, publicado em 2020 pelo Dicastério para a Evangelização, ao tratar sobre a competência dos secretariados de Catequese nas Conferências Episcopais, esclarece que seu papel pode implicar “a definição de linhas diretrizes e orientações catequéticas, instrumentos de caráter reflexivo e orientativo, que são de grande inspiração para a catequese das Igrejas locais e constituem também um ponto de referência para a formação dos catequistas” (DC 413).

No cumprimento deste papel é que a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Romaria Nacional de Catequistas em 2024de 30 de agosto a 1 de setembro, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

A Romaria será um momento formativo e celebrativo, com o objetivo principal de alinhamento da Catequese no Brasil à proposta de uma Catequese a serviço da IVC, com inspiração catecumenal.

“Sabemos dos desafios que temos enfrentado, dentre os quais a multiplicidade de propostas quanto aos métodos, aos conteúdos e aos responsáveis pela Catequese em nossas dioceses. Vivemos tempos de sinodalidade, em que nossas especificidades locais devem ser sempre valorizadas, mas não podemos arriscar permitir uma fragmentação que ameaça os processos de Iniciação à Vida Cristã e a transmissão da fé em nosso país”, afirma dom Leomar Antônio Brustolin.

Por isso, a Comissão convoca os catequistas de todo o Brasil a participarem da Romaria de Catequistas, um serviço histórico à Catequese no Brasil. “Temos já um número significativo de catequistas inscritos, mais de 1600, mas sabemos que, dadas as proporções do nosso país, podemos reunir ainda muitas outras pessoas”.

Inscrições

Os interessados podem realizar a inscrição na Romaria, por meio do link: https://app.ciaticket.com.br/e/ROMARIADECATEQUISTAS2024.

O segundo lote, com o valor de R$ 350,00 por pessoa, vai até o dia 31 de março. Já o terceiro lote de inscrições, com o valor de R$450,00, terá início no dia 01/04.

As inscrições são individuais e dão direito à participação no evento, mas não cobrem despesas com viagem, alimentação e hospedagem.

Dúvidas ou orientações de inscrição de caravanas, os assessores estão disponíveis: padre Wagner – (89) 981068863 e Mariana – (32) 999113886.

30/08 – sexta-feira

8h30 Abertura
9h Celebração de abertura – Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, bispo auxiliar de Vitória (ES) e membro da Comissão
9h30 Olhar a realidade e os sinais dos tempos – Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria e presidente da Comissão