Seminário de Iniciação à Vida Cristã para seminaristas acontece de 15 a 17 de Julho, em Brasília

Seminário de Iniciação à Vida Cristã. Créditos: Paróquia de São Manuel

A Iniciação à Vida Cristã no Brasil é um itinerário que tem ajudado as comunidades no processo de formação dos novos discípulos missionários de Jesus Cristo. É um caminho que envolve a todos, inclusive os ministros ordenados. Pensando nisso, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética e a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, com o apoio das Pontifícias Obras Missionárias (POM), oferecerão um Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Seminaristas.

O Seminário terá como temática principal “A importância da Catequese na formação do futuro presbítero” e será realizado na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), de 15 a 17 de julho. Seu objetivo é o de reforçar o espaço que a Iniciação à Vida Cristã e a dimensão catequética ocupam na formação dos candidatos ao presbiterato.

Segundo o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Wagner Carvalho, o dia a dia tem mostrado que a qualidade da catequese nas comunidades depende também do envolvimento do presbítero no processo da educação da fé. “Germinar essa mentalidade na formação inicial nos seminários e casas de formação é fundamental para alargar a compressão e a missão com a qual o futuro presbítero é chamado a realizar essa tarefa indispensável”, afirma.

Padre Wagner salienta, ainda, que o Seminário deseja reforçar o espaço que essa prática possui na vida do ministro ordenado e como a catequese enquanto disciplina pode auxiliar no itinerário de compreensão e vivência.

“Na solicitude da Igreja pela catequese, há uma esponsabilidade que compete a todos os que, pelo sacramento da Ordem, são constituídos ministros da Palavra de Deus. De facto, a qualidade da catequese de uma comunidade depende também dos ministros ordenados que cuidam dela. Por este motivo, ao longo do processo formativo dos candidatos às sagradas Ordens, não pode faltar uma instrução específica sobre o anúncio e a catequese (cf. OT 19). Uma adequada formação dos futuros presbíteros e dos diáconos permanentes neste âmbito poderá verificar-se depois em sinais concretos: paixão pelo anúncio do Evangelho; capacidade para catequizar os fiéis; capacidade de diálogo com a cultura; espírito de discernimento; disponibilidade para formar os catequistas leigos e para colaborar com eles; capacidade de conceber com criatividade percursos de educação para a fé. Para os candidatos às sagradas Ordens são válidos os mesmos critérios formativos já enunciados em geral (DC n. 151)”.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas (aqui). Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para os e-mails do Conselho Missionário do Brasil: comisenacional@gmail.com e/ou da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética: catequese@cnbb.org.br ou biblia@cnbb.org.br.

Fonte: CNBB