Trabalhador encontra crucifixo justamente quando um sinal de Deus era necessário

Imagem Referencial. Créditos: Pexels

Quando a construção de um colégio católico estava prestes a ser abandonada, um trabalhador encontrou o sinal que fez toda a diferença

Em um terreno de Alcalá de Henares (uma cidade a nordeste de Madri, na Espanha), em 2009, deveria começar a ser construída uma escola católica (Colégio Alborada). Apesar das situações difíceis encontradas pelo pessoal contratado pelo colégio, eles se mantiveram unidos e perseveraram com espírito apostólico.

Entretanto, quatro meses antes do início previsto do ano letivo, havia apenas uma sala improvisada no canteiro de obras para que os novos alunos se matriculassem.

A sala de matrículas, porém, foi alvo de perseguição: pessoas a apedrejaram e jogaram ovos como forma de protesto. Diante de tanta pressão social, poucos estudantes haviam se matriculado.

Os trabalhadores pensavam na possibilidade de abandonar a construção da escola. Na verdade, sem a aprovação popular e sem um prédio escolar, o que mais poderiam fazer?

A resposta

A resposta estava nas mãos de um dos trabalhadores: um pequeno crucifixo de metal embebido em lama, com uma frase gravada no verso: “Conto com você”.

De fato, o trabalhador havia encontrado o crucifixo no canteiro de obras e o levou para ser entregue ao diretor da escola. As pessoas que estavam na sala perceberam imediatamente que aquilo não era coincidência. Era claramente um sinal de que a obra tinha que ir adiante.

Um rumo diferente

A partir daquele dia, a história da escola tomou um caminho diferente daquele que parecia condenado a seguir até então. As crianças começaram a se inscrever em grande número, e as outras dificuldades iniciais desapareceram. Em setembro, o trabalho já estava concluído!

Mas o “bem maior” que o pequeno crucifixo (semelhante ao usado por membros do Movimento de Cursilhos) deveria trazer ainda não estava completo. O crucifixo encontrado em 22 de abril de 2009, era um sinal claro de uma Igreja viva.

Realmente o Senhor estava esperando por cada um daqueles que formam a família do Colégio Alborada, composta por pessoas de diferentes comunidades e carismas da Igreja; pessoas às quais Deus quer dizer: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Por mais que nos esforcemos, os planos do Senhor sempre superam de longe nossos maiores sonhos.

História providencial

A história do crucifixo nos lembra que todas as coisas funcionam juntas para o bem daqueles que amam a Deus. É uma história verdadeira e providencial, que também desafia cada um de nós: para os seres humanos, o sentido da vida é viver para a glória de Cristo.

Alborada é, verdadeiramente, uma escola privilegiada, pois tem aquele crucifixo que sempre a acompanha e a lembra de sua razão de ser uma escola católica. Na parte de trás do crucifixo encontrado no campo aberto está escrito: “Conto com você”! E à luz disto, “a família Alborada” só pode se sentir afortunada, pois isso torna evidente a gratuidade com que Deus lhes diz: “Eu estou com vocês”.

Fonte: Aleteia