Novembro, mês de celebrar São Manuel

Festa de São Manuel 2023. Créditos: Paróquia de São Manuel

O mês de novembro, para a Paróquia de Marco, é sempre de muita graça e alegria. É o mês no qual festeja seu padroeiro, o Mártir São Manuel. Este santo, que hoje veneramos, foi um embaixador do império persa. Com a proclamação de Juliano como imperador romano, germinaram no império as teorias pagãs e voltou-se a perseguir os cristãos.

Em Calcedônia, os santos mártires Manuel, Sabel e Ismael foram mandados como embaixadores pelo rei da Pérsia para pedir a paz a Juliano, apóstata. Quis esse imperador obrigá-los a adorar os ídolos, negando assim sua fé no único Deus verdadeiro e, porque se recusaram constantemente a fazer tal coisa, mandou-os matar. São Manuel resistiu a todas as torturas, até que foi decapitado no ano de 363. O império persa, do qual São Manuel era embaixador, venceu o império romano e o imperador Juliano foi morto. Este, dizendo suas últimas palavras antes da morte, proclamou a vitória de São Manuel.

Em cada sorriso do povo marquense, podemos perceber a alegria da chegada desse mês, em que a cidade se prepara para essa grande festa. Todos participam com uma verdadeira devoção e amor ao santo padroeiro. Muitos paroquianos se preparam para receber seus familiares, que moram em outros lugares. Muitos outros abrem casas e corações para acolher os peregrinos e romeiros das comunidades e paróquias vizinhas.

São Manuel intercede há muitos anos pelo povo desta paróquia. As preces que são elevadas a Deus por sua intercessão têm sido alcançadas. Quantos testemunhos são proclamados! Festejar o padroeiro é render graças a Deus pelos passos dados na caminhada de cada cristão. Mais do que pedidos, muitos levam agradecimentos por tantas graças alcançadas durante o ano.

O nosso pároco, Mons. Nonato, de forma incansável, trabalha em prol da festa e consegue a cada ano surpreender seus paroquianos com temas a serem refletidos nas novenas. Não podemos esquecer aquele que, por muito tempo, festejou junto com seu povo esse santo que tanto amava, o Servo de Deus Waldir. Para ele, preparar a festa de São Manuel era uma verdadeira alegria.

Nesse clima de emoção por mais uma festa que se aproxima, que São Manuel interceda para que nossa paróquia seja sempre viva e acolhedora, como tanto nos pede o Santo Padre, o Papa Francisco, e como tanto nos ensinam nossos padres.

Que possamos participar com fé e alegria desse grande retiro espiritual em nossa cidade, de 09 a 19 de Novembro. Não podemos perder esse tempo de Graça para nossa Paróquia!